Blogues e Padrões

Já lá vai o tempo em que a cada "ofensa", ou montanha delas desabafava no blogue como que procurando o vosso carinho e compreensão.
Procurava também tentar mostrar a quem me magoava, excluia, se dava ao trabalho de entupir as caixas de emails de marcas e agencias que representam marcas , agencias essas que pontualmente e quando podem nos disponibilizam algum produto para que possamos falar na primeira pessoa nas suas caracteristicas.
Quanto maior é o blogue e o alcance do mesmo em numero de visitas, seguidores , mais deveria ser valorizado assim como o feedback que temos , tanto como ponte e meio de imprensa entre a marca e o consumidor final, como nas lojas que frequentamos e gastamos pequenas(grandes ) fortunas para que as nossas redes sociais possam estar atualizadas.
É comum as marcas cederem produtos com bastante antecedencia a bloggers, Produtos esses que só estarão disponiveis no mercado X tempo depois. Tal servirá ( penso eu) para que nos preparemos a experimentar o produto, a falar dele, a causar curiosidade junto a quem nos segue, usando da nossa astucia (no sentido positivo da palavra, uma vez que acredito que todas tentamos trabalhar com marcas e produtos que acreditamos) fazendo assim um bom trabalho promocional , mostrando na nossa propria pele, estilo de vida, bem estar que o que nos foi cedido veio aumentar a nossa felicidade, porque a maior parte de nós somos mulheres e estamos conscientes que pequenos mimos são fulcrais nesta vida tão ocupada, ativa, onde as obrigações superam em largo numero os momentos de relax e bem estar.
Daí, eu considerar um autentico atestado de estupidez à mulher portuguesa que lhes sejam "enfiados" olhos adentro imagens idilicas de bloggers que vivem à beira mar em paisagens paradisiacas onde todas as emoções transmitem alegria, perfeição e pureza.
Assumo que, os grandes blogues são para mim editoriais de moda, mas não os considero cativantes nem sequer blogues, mas sites onde posso aceder e informar-me acerca dos ultimos lançamentos, produtos, e sim, aplaudo a escrita, o trabalho , as autoras, reconheço o trabalho que com certeza é feito com um profissionalismo ao nivel de uma revista de moda e beleza. Não critico de todo e considero-os importantes , no entanto de blogues pessoais têm pouco.

Ultimamente tenho andado silenciosa, e circulado pelos bastidores da blogosfera. Posso dizer-vos que continuam a existir centenas de meninas completamente fascinadas por um mundo que não existe, e uma centena de bloggers perdidas, sem saber muito bem onde se enquadrar, sem saber muito bem se pretendem continuar na blogosfera, mas com a esperança de poderem receber as ultimas novidades de perfumes, coleções de maquilhagem e serem convidadas para grandes eventos.

Tenho assistido a bloggers com pouco mais de um milhar de likes que inflam pulmões e a cada post que escrevem insultam tudo e todos. Que as 8 linhas que escrevem mandam 16 indiretas e ainda se queixam que não conseguem marcas que lhes cedam produtos.

Bloggers com menos de um ano de blogue, que apesar de terem mais parcerias que qualquer uma top blogger e de ninguem as conhecer, enfrentam agencias de comunicação publicamente citando o nome das agências, insultando quem lhes apetecer sem qualquer tipo de escrupulo, Minhas senhoras, em caso de problema com qualquer que seja a marca, agencia de comunicação ou blogger, comuniquem primeiro diretamente e por privado a mesma, garanto-vos que o vosso bom nome agradece. 

De nada nos adianta apontar  o dedo à incoerencia de bloggers que sem publicar, ou sem que ninguem saiba quem são tenham vários milhares de seguidores fantasma no instagram e com isso consigam parcerias que me neguem resposta a mim ou a qualquer uma colega que trabalhe honestamente.

De nada nos serve, tentar explicar às agencias de comunicação que os nossos 20000, 30000 ou mais seguidores no Facebook, os nossos milhares de visitas diários no blogue, o facto de nos conhecerem na rua, de termos reposts de seguidoras ou prints de pessoas que se sentiram felizes apenas porque lhes dissemos olá , quando esses actos nos preenchem tanto por dentro , e nos incentivam a continuar, não pela suposta fama que nos dá, porque temos consciencia que somos apenas criadoras de opinião, de tendencias ( no máximo) , fazemos companhia a quem nos lê e mostramos emoções, nós, as emotivas, as que não se incomodam em partilhar mais que os eventos que frequentam, ou as marcas que usam e apreciam. Mais uma vez, é tudo uma questão de escolha, e não uma critica.

Mas é aí que nasce o julgamento. É aí que nascem os " Se essa for eu não vou", os risos contidos, provenientes das mais inseguras, das mais infelizes provavelmente, ou não teriam necessidade de "minar" marcas com emails apenas porque receberam menos artigos que a blogger x ou y, ou porque a blogger z recebeu determinado produto e sequer devia ter parceria.

Chega a ser ridiculo , saber que marcas que não têm qualquer vinculo comigo, e que sequer contactei a sugeri-lo porque me cansei de receber "nãos" , preferindo manter as que tenho e adquirir as marcas possiveis, uma vez que moro em Torres Vedras e aqui não existe tudo, para dizer a verdade, a nivel de cosmética tenho a Perfumes & Companhia e a Kiko, tudo o resto comprei em visitas esporádicas a lojas das marcas, saber que as tais marcas com as quais não tenho vinculo, são bombardeadas com emails ofensivos por me terem cedido produtos(quando os comprei).

Recebo diversas press releases, que para quem não sabe são emails com noticias sobre lançamentos de novos produtos de marcas etc. Quase todos terminam com um " para mais informações sobre o produto ou outros por favor contacte... (seguido de um email)" , contam-se pelos dedos as respostas que tenho às questões que coloco. No fundo questiono-me acerca das tais press releases, uma vez que 98% não são com vista a cedencia de produto onde poderiamos a nivel gratuito e caso nos agradasse publicitar nas nossas variadas redes sociais promove-lo, temos silêncio. O comum é dias depois depararmo-nos com bloggers com mil seguidores com uma foto no instagram a recebê-los e nunca se fica a saber sequer para que servem. A nivel de curiosidade, pergunto-me qual o interesse que a marca ou grupo tem . Agradar a menina em questão?

A minha preocupação com o que as marcas pensam de mim nunca foi das maiores. Respeito-as, nunca faltei com o respeito a nenhuma e já fui desrespeitada por algumas. Sempre fui frontal e direta, embora a maioria de quem lê este tipo de artigo pense imediatamente que estou a referir-me a alguem em especial, e se vá sentir profundamente ofendido. Não estou. 
Passaram dois anos desde que iniciei o blogue e sinceramente considero-me uma vencedora. Em numeros, interação, visualizações, alcance. Talvez não tenha os connects certos, nunca os busquei. Talvez as auto-proclamadas it girls, ( muito longe das que eu considero it girls, que arrasam em beleza, interação, irreverencia) também não me apreciem porque não sigo parametros. Nunca fui de seguir carneirada. Aflige-me. 

O facto de uma marca ou agencia poder ter bloggers favoritas ou pré estipuladas para cada tipo de evento, lançamento, e justificar-se com a exigencia da marca, seja pelo layout do blogue , ou pela beleza da blogger, diz-me muito mais do caracter e do grau de miopia de quem redige tal texto , que da marca em si.
Não substimem a inteligencia de bloggers que conhecem o meio onde estão inseridas.
Nós queremos, nós compramos. nós destacamos, publicidade gratuita, a vosso proveito. No meu caso tendo acesso a 15 páginas todas elas de numeros elevados , alcance muito acima da média. 
No entanto, ser blogger de beleza neste país, chega a ser masoquismo puro. Onde andam os bons profissionais de marketing ?Quantos produtos são retirados do mercado portugues por falta de boas ações de marketing a TODOS os niveis, não me refiro obviamente apenas à blogosfera que é uma agulha num palheiro, totalmente mal gerida e cheia de lobbies?

Mais uma vez, volto a dizer, sou uma apaixonada pelo que faço, adoro comunicar, adoro a cosmética, perfumaria, beleza e obviamente que só tenho a agradecer a todos que me têm ajudado neste caminho, desde agencias de comunicação, a marcas, até bloggers(eu que pensava que eram todas um terror, acabo por descobrir que existem algumas com filosofias parecidas com a minha), e, em especial a todas as leitoras, que me enchem o coração, a caixa de mensagens da página, a caixa de email, sempre que estou mais "silenciosa" porque adivinham e conhecem-me como ninguem.

Penso sim, que existe espaço para todas, não vou bater o pé nem fazer birra porque não me ofereceram o que posso comprar. A diferença é não sentir qualquer peso na consciencia se não fizer post sobre o produto, Mas , depois vocês leitoras pedem... 


Blogosfera à parte, estou a atravessar uma fase complicada, aproveito para agradecer todo o carinho, para me desculpar a falta de respostas. Nem sempre conseguimos falar de tudo.
Um grande beijo e obrigada por me continuarem a ler.



Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

9 comentários

  1. Adorei ler o teu post,concordo plenamente

    ResponderEliminar
  2. bem um grande texto..
    muita força..

    beijos grandes***

    ResponderEliminar
  3. Rapariga transforma-te em publicidade em forma de pacote de leite e eles assim já te cedem tudo, é só leres e escreveres o que eles te enviam.É tipo transformares-te em mosca morta com um sorriso nos lábios!! -_- -_- lol Trata de ti linda que nós haveremos de aqui estar e um dia que não haja nada para nos mostrar, indicar, aconselhar olha falamos de batatas e cenouras e continuaremos aqui!! SEMPREEE!! Beijoca grande e que tudo se resolva pelo melhor!! <3

    ResponderEliminar
  4. Vamos estar sempre aqui. Por mim falo. Acho q nao preciso dizer mais um vez q estou sempre aqui para ti. Tens é terás sempre a minha força. Grande beijinho com muito amor e carinho ❤

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez palavras sábias. Compreendo-te como ninguém. A minha licenciatura é em Marketing e percebo perfeitamente o que dizes quando perguntas pelos profissionais de Marketing, mas na verdade é que vivemos num mundo de aparências e para grande tristeza minha que sou apaixonada pela leitura, por um bom texto, por uma boa exposição de ideias e ideais, as apsrencias vendem e muito :(
    Eu não tenho a força que tu tens. Tu és uma mulher da verdade, com o dom da palavra, que escreve e expõe as suas ideias de forma clara e concisa. Uma boa aposta para qualquer marca.
    Detesto injustiças, detesto ver ir abaixo quem merece estar em cima e é isto que me leva a repensar em seguir em frente com o meu sonho. É ver que o trabalho, o verdadeiro trabalho não é reconhecido... enfim... fica muito por dizer.
    Por ora só me resta desejar que esta má fase passe bem rapidinho e voltes a nós com esses teus texto maravilhosos que nos prendem os olhos ao ecrã e só os retiramos quando terminamos a ultima palavrinha ;)

    BeijinhoBom***

    ResponderEliminar
  6. Gostei bastante do conteúdo do teu post, Também li, um pouco na diagonal confesso, o resto do teu blogue e achei-o bem interessante =)

    Beijinhos***
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!