Perder

Continua  a ser aflitivo quando me distraio e me lembro de repente que em vez de estares na tua casa , no teu sofá a ver televisão , estás numa caixa de madeira , no sítio onde me fizeste prometer que serias enterrada , onde o “ “teu bebé “, meu pai também está . 
Mesmo sabendo que naquela terra fria , molhada e abatida só descansam os teus restos mortais, já tive que ir a correr ,de flores na mão com vontade de gritar o teu nome , como que a chamar -te . E constato , olhando a foto que escolhi para identificar o teu túmulo onde sorris como nunca , que é real .

Avó Mimi

Aniversário Ana Marta

Avó Mimi

 Estás ali debaixo . 
Enquanto que estou no quente da minha casa , o corpo que tantas vezes cuidou de mim decompõe-se perdido no frio , na chuva e sabes bem que lido mal com a finitude . 
Todos vamos morrer . 
Acho que devíamos repetir mais vezes “ um dia vamos todos morrer “ . 
Independentemente dos bens que acumularmos , de quem tramarmos , do egocentrismo , da pseudo-astucia , estamos todos fadados ao mesmo .
 A morrer . 
Então a vida é o curto intervalo entre o dia do nosso nascimento e o nosso último respirar que apesar de termos data de validade , vamos morrer . E lembrar -nos disso, deveria tornar -nos mais tolerantes , menos gananciosos , e acima de tudo mais descontraídos . 
Sempre pensei que fosses imortal . Sempre achei que chegasses aos 100 anos . Na quinta feira foi o último dia em que olhei nos teus olhos tão cheios de amor , a garantir -me que estavas bem e que não te doía nada , sim , a chata perguntava sempre o mesmo e já respondias sem que te perguntasse . 
Sinto -te . Sei que estás sempre comigo . Não me interessa que estejamos a dias de completar os dois meses que nos deixaste . Só eu sei o que eu sinto , como te sinto , e acima de tudo quão grata te sou e como mais nada existe . Só o que nos une . Independentemente de tudo . Há laços que não se desfazem . Podem tirar -nos tudo mas ninguém nos tira as memórias , e ainda que não sejas , o nosso amor é imortal . 
E a mim é só isso que importa . 
Tive em vida o melhor que me pudeste dar . A tua dedicação , o teu carinho , uma protetora para todos os momentos . E o tanto que amaste e ainda amas os teus bisnetos e afilhados . 
Imagino-te agora com todas as personalidades desde o Papa João Paulo, à princesa Diana , à rainha Isabel , aos mais importantes , o meu pai, os teus pais e irmãos e o “ voinho” . Aposto que já abraçaste a tua irmã Teresa de quem me falavas tanto . Aposto que não largas o meu pai e já lhe disseste sobre mim “ é minha filha , fui eu que a criei” como dizias com o maior orgulho a toda a gente com quem falavas . 
Sabes que sou tua e sempre serei . Assim como sei que és minha e dos meus filhos , sabendo que viveste por e para eles . E para mim .
Não há nada  que pague o Amor que me deste . Não há nada que seja maior que o tanto que vivemos . 
Continuam a ser pesados e difíceis os meus dias . Faltas -me tu , vejo o Henrique que te acompanhou até no momento da tua partida e lembro -me que já não me vai telefonar a dizer se comeste bem, se já te deu a medicação , se a cuidadora chegou . 
Já tenho a tatuagem marcada . Embora não gostasses de tatuagens lembro -me do ar ciumento que fizeste a olhar para a tatuagem do avô. Agora és tu . 
Com tudo isto a sensação que tenho é que como se uma cebola fosse , ande a perder camadas e a tornar -me cada vez mais o meu núcleo .
Agradeço o núcleo e a rede de apoio que tenho tido . Que pessoas incríveis . Que família que não precisa de partilhar o sangue para o ser . Que homens incríveis se tornaram os meus filhos cheios de princípios e preocupação com o que os rodeia . E o Luís , como mudou . 
Estar doente não me assusta . Não mais . Vivo conforme vou conseguindo .. A vida nunca foi propriamente fácil então não é isto que me assusta . 
Minha Mimi . 
Que me criou . Cheia de orgulho 


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!