Queda de Cabelo

A queda de cabelo é uma das mais comuns preocupações estéticas, tida por homens e mulheres.
 E, se há uns anos se lidava de toda a queda de cabelo de forma igual, hoje em dia dermatologistas e tricologistas tentam entender qual a razão que provoca a perda dos fios , levando a tratamentos mais eficazes e personalizados para quem sofre deste problema.
A maioria das situações de calvice surge com o envelhecimento e de uma predisposição hereditária à alopécia androgenética, algo que atinge ambos os sexos e é ocasionado pela conversão de altas doses de testosterona em di-hidrotestosterona, uma molécula que fragiliza os fios.
Com o envelhecimento os cabelos tendem a ser menos densos e fortes. 
Devemos então ver a alopécia (queda de cabelo) não só como um problema meramente estético mas como um sinal que algo pode não estar bem com o nosso organismo.


Doenças como a diabetes, hipertensão, obesidade e  exames que detectem triglicéridos altos podem originar a síndrome metabólica. Uma vez que essas doenças vão lesar os vasos que irrigam o couro cabeludo, impedindo que o sangue chegue onde deveria deixando o couro cabeludo sem a nutrição necessária.

A diabetes pode inclusive provocar uma inflamação crónica.

Fumar também prejudica os cabelos devido à toxicidade do fumo que vai degenerar os vasos.

A deficiência de ferro é a desordem nutricional mais comum do mundo. A anemia atinge cerca de 30% da população mundial. Cansaço, palidez e cabelos mais fracos podem ser sinais que o organismo está com carência de ferro. No caso das mulheres em idade fértil é importante avaliar se têm fluxos menstruais longos e abundantes , factor que pode originar uma anemia que por sua vez vai provocar a fragilidade e queda dos fios.

Doenças intestinais como a Chron impedem o organismo de absorver as substâncias benéficas vindas do que ingerimos. Isto faz com que Zinco, cobre e proteínas sejam ainda mais necessários nestes casos. A medicação para doenças inflamatórias do intestino pode inclusive dar origem a uma alopécia

As dietas radicais são outro exemplo de algo que pode dar origem a perda de cabelos, com o corte de alimentos que ingerimos há um corte nos nutrientes essenciais para um bom crescimento de cabelo.
Problemas no funcionamento da tiróide, insuficiência renal também originam a que o cabelo caia .
Em doenças autoimunes como o Lúpus, em que há uma agressão das células de defesa contra o próprio organismo é muito comum acontecer, durante os processos inflamatórios.
O Stress é um grande amigo da alopécia. No meu caso pessoal, tendo já sofrido cerca de 3 situações de queda de cabelo intensa, dirigi-me sempre a dermatologistas quando me apercebi que tinha já falhas no couro cabeludo( as chamadas peladas) e a densidade tinha diminuído.
Em todas as vezes fiz suplementação para ter um reforço de nutrientes .
 As hormonas descontrolam-se com o stress tornando comum a queda acentuada de cabelos. 


Ao contrário do que pensamos quando estamos no auge destas quedas de cabelo que tanto nos preocupam, podemos sim fazer alguma coisa para fortalecer os fios e impedir a queda. 

Primeiro, a suplementação. 
Sempre fiz o Ecophane, um suplemento que podem encontrar em farmácias e parafarmácias, existe em cápsulas e em pó que deve ser diluído em água, dando origem a uma espécie de sumo de frutas que não é de todo desagradável.
Optei pelo pó por recomendação médica. 
A sua composição é rica em vitaminas e oligoelementos. Tem Zinco que protege do stress oxidativo, vitaminas do complexo B que são ótimas para nutrir o bulbo, proteínas de trigo que ajudam a formar a queratina. 
As ampolas por norma ativam a circulação, fazendo que dessa forma os folículos sejam melhor alimentados. Existem vários produtos para o tratamento da queda do cabelo.
Depois, há cuidados básicos que devemos ter sempre... evitar dormir com os cabelos molhados, não lavar os cabelos com água muito quente, evitar champôs e outros produtos capilares siliconados devido aos resíduos que deixam. 
A alimentação é muito importante. Daí ser aconselhável evitar alimentos fritos, com alto teor em gordura e ter uma alimentação saudável e variada. 
Resumindo, temos cada vez mais armas para lutar contra este problema. Recomendo sempre uma visita ao dermatologista quando a queda se torna demasiado intensa. 





Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!