Regras de Saúde, Bem Estar e Beleza

Em primeiro lugar, nenhuma destas regras é obrigatória. No entanto, sigo-as e têm mudado a minha vida, a minha pele, a minha saúde e consigo sentir-me mais feliz e realizada.


Blogger Portuguesa


1. Não és velha aos 40.
Nem aos 30, 50,60 ou 70. Aprendi que a idade cronológica, a que consta no teu documento de identificação não tem obrigatóriamente que te deixar condicionada, menos capaz. 
Não me sinto menos capaz que aos 20, mas sinto-me definitivamente menos capaz que aos 6 anos em que fazia um sem número de acrobacias e contorcionismos.
 Não tem absolutamente nada de mal que te sintas triste ou feliz como quando eras criança. A idade e os seus condicionalismos é uma imposição da sociedade.

2. Bebe água.
 Muita água. O teu organismo vai agradecer, a tua pele também, ajuda na desentoxicação do teu corpo. É incrível quando me dizem que praticamente não ingerem líquidos, porque não têm sede. Já tive um enorme susto na vida por este desleixo. Bebia pouca água. Originou cálculos renais, obstrução da uretra e consequente septicémia.

3. Não tens que viver com acne a vida toda. Aos 42, já não suportava aquelas borbulhinhas sempre à volta da boca e nariz.
A minha salvação é o tónico Vinopure da Caudalie, rico em ácido salicilico, purificante, que impede que se formem novas borbulhas e o Skinoren, uma pomada com ácido azelaico para acne ligeira a moderada de venda livre na farmácia.  Em casos mais graves recomendo obviamente uma visita ao dermatologista, algo que faço todos os anos. 


Tónico Caudalie

Acne


4- Rende-te às ampolas. 
Existem de várias marcas, usei da Sesderma, Martiderm e Isdin até agora e adoro o efeito das de Vitamina C que conferem um efeito imediato de luminosidade. Creio que também lhes devo o facto de ter a  pele com menos manchas.

5- Ainda sobre pele, que a lista é longa, rendi-me às águas termais.
Tanto no verão depois de sair da piscina ou do mar, como depois de lavar o rosto com água da torneira para remover vestígios de calcário  e cloro, foram imprescindíveis para uma pele mais cuidada. Não vivo sem elas.
 Uso da La Roche -Posay e Uriage. 


6- Peelings Químicos de usar por casa. Porque não me chateiam tanto como os esfoliantes que tens de andar ali a massajar o rosto. 
Porque estão preparados para utilização caseira responsável, sendo os ingredientes  em concentrações seguras porém eficazes. Uso o AHA 30%+BHA 2% Peeling Solution da The Ordinary.
Aplico no rosto todo, em especial nas zonas com linhas finas, no nariz para limpeza dos poros, e, 10 minutos depois removo com cuidado, primeiro em algodão embebido com água e depois lavo todo o rosto.
A pele fica muito mais bonita e é praticamente imediata a diminuição do tamanho dos poros e as pequenas linhas de expressão desaparecem. Uma vez por semana, começar por fazer 3 minutos e ir aumentando até aos 10 minutos, por uma questão de testar a   sensibilidade da pele. 




7- Fazer duas limpezas de pele por ano. Num profissional credenciado. Faço há 3 anos na For You Beauty Boutique, aliás é lá que faço unhas, depilação definitiva, sobrancelhas e tudo o mais. Por muito bem que tratemos da pele em casa existem situações que só devem ser tratadas por especialistas.

8- E por falar em especialistas, deve fazer-se uma visita anual ao dermatologista, em especial se fores muito branca, sardenta, com muitos sinais. O rastreio do cancro da pele deve ser imperativo nestes casos.

9- Penso que todos sabemos que devemos visitar o nosso médico de família uma vez por ano, fazer os exames obrigatórios de rotina, assim como despiste de doenças sexualmente transmissíveis, citologia. Mas... visitem o dentista pelo menos uma vez por ano. Seja para controle de cáries como para destartarização. 

10- Já aqui falamos em cuidar da pele do rosto, existem milhentos produtos para os mais variados tipos de pele, porém não devemos esquecer a hidratação do corpo. Eu uso um hidratante para bebé da Uriage. Adoro o cheirinho e a pele fica muito macia.


11. Uma das descobertas de 2019 foi o O'Keeffe's Working Hands. Um creme de mãos para peles extremamente secas e com as marcas do frio.
Como tenho a pele das mãos fantástica decidi usar (imaginem) nos cotovelos, uma zona que parece lixa, por mais cremes que coloque, ainda mais áspera que os calcanhares. No dia seguinte não pareciam os mesmos cotovelos. Portanto este é um creme verdadeiramente milagroso. Vou querer usar sempre.


12. São muitas as mulheres que se queixam que os corretores de olheiras das duas uma, ou cobrem a olheira e acumulam na zona das ruguinhas dos olhos, ou não têm poder de cobertura.  Encontrei a solução no corretor líquido self - refreshing da Shiseido. Cobre tudo sem acumular. Aliás, não uso apenas nas olheiras, mas nas abas do nariz e outras zonas com pequenas imperfeições.

13. Já que falamos em Shiseido, tenho que falar na que foi quanto a mim a base do ano. 
A Self-Refreshing Synchro Skin Foundation. Uma base de cobertura média a total que dá um ar super natural à pele, e uma sensação de frescura durante todo o dia.


14. Passando a outro tipo de assuntos.
Não esquecer que o que os outros pensam ou falam de ti, não é problema teu. Pode custar ouvir, mas, sê fiel a ti. Aos teus princípios. Aprende de uma vez que é impossível agradar a todos. 

15. Seguindo ainda esta linha, e por mais que todos almejemos a perfeição, busca a tua perfeição, e não queiras ser como a rapariga da Revista ou do instagram. Lembra-te que 80%do que vês são filtros, horas de edição, ângulos fotográficos.

16. Desliga-te de vez de quem te perturba. Seja a desconhecida do Instagram que te mexe com os nervos, seja a "amiga" que adora encher-te de defeitos.

17. Não alimentes falatórios. Sais sempre queimada. Sempre que te fizerem acusações sem fundamento, não te dês sequer ao trabalho de responder. Ignora. O silêncio é a melhor resposta e os boatos morrem sempre quando chegam a uma pe
ssoa inteligente. 


18. Deixa de andar atrás de quem não presta. De pessoas cujos ideais não consegues aceitar. De quem só te procura para criticar, pedir favores ou falar mal de outras pessoas. Não permitas que afectem a tua Energia. 

19. Faz as pazes com o passado. Esquece rancores, perdoa, pede desculpas, ou sorri, mostrando que cresceste, evoluiste. Isto não significa que voltes a confiar, apenas que amadureceste. 

20. Tenta ir todos os meses a sítios novos. Mesmo que sejam perto de onde moras. Aumenta os teus horizontes.

21. Lê. Não há forma mais prazeirosa de viajar sem sair de casa. 

22. Se achares que os homens que te rodeiam não são bons o suficiente para ti, não te contentes com qualquer um. Tira uma licença Sabática de relacionamentos.
Estar com alguém faz sentido quando há amor, companheirismo, amizade e desejo. E respeito. Não esquecer o respeito. 

23. Deixa de te justificar por tudo e por nada. Especialmente a pessoas que sequer fazem parte da tua vida. 

24. Não deixes a tristeza tomar conta de ti. Ela vem devagarinho e, quando te apercebes deixaste de sorrir, de ter prazer em viver. Procura ajuda especializada.

25. E por último, voltamos à categoria beleza. Não julgues a qualidade dos produtos que usas pelos preços. Nem sempre os melhores são os mais caros, nem sempre os baratos são maus.
Independentemente de teres muito ou pouco dinheiro existem soluções para todas as carteiras. 

26. Ahhh... nada de ir dormir com a maquilhagem. Por maior que seja a preguiça... 

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!