Sardas

Como diz o título desta publicação, o tema hoje são  as sardas .

As sardas são genéticas. A minha mãe tem, eu tenho, o meu filho mais novo também. Aparecem por norma em peles claras e são aquilo que se pode chamar um protetor solar natural, ou seja, resultam da produção do pigmento melanina para que a pele se possa defender da radiação UV.
Este pigmento absorve assim os raios nocivos impedindo as lesões na pele.
Por norma, a pele tem este modo de defesa a actuar uniformemente, e é por isso que ficamos bronzeados.
 No caso das sardas, em vez de ser libertado uniformemente aglomera-se em pontos específicos dando origem às sardas.
Estas não alastram como o melasma, mantém o seu tamanho embora mudem de cor , mais escuras quando há mais radiação, aumentando a defesa do adn ( a diferença é que no melasma os melanócitos têm mais dendrites do que o normal, é uma célula anormal, enquanto que nas sardas são células normais).
No meu caso as sardas, que a maior parte das pessoas têm se ficam pelo rosto, estendem-se aos ombros, costas e zona do decote, e também nos membros superiores. 
Temos mais sardas no rosto porque é onde abundam os melanócitos e onde existe uma maior exposição à radiação solar.
Ao contrário do melasma que tem a ver com a exposição ao sol e a factores hormonais , as sardas são apenas uma característica genética como qualquer outra .
O uso do protetor solar é obrigatório para todos os tons de pele, neste caso, tendo em conta que as sardas são uma característica das pessoas mais claras, deve ter-se em atenção e aplicar um factor mais elevado, mantendo essa proteção no inverno , uma vez que os raios UV são prejudiciais em todas as estações do ano. 
Para quem não gosta de sardas a solução é o uso de despigmentante preferencialmente prescrito por médicos dermatologistas, uma vez que podem causar lesões na pele se forem mal aplicados. Existe um sem número de pessoas que adquirem despigmentantes fortíssimos e não têm qualquer cuidado com a proteção solar. 
Diversas marcas têm também gamas anti-manchas que podem aclarar as sardas .
Eu confesso que odiava as minhas. Aos 12 anos achava que era um defeito horrivel que tinha. Até que as aceitei e quando olho para o meu filho mais novo acho que é o sardentinho mais lindo do mundo. Aprendi a adorar sardas.



Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!