Quarentena ( Quando sobra tempo em casa)

Aposto que a maioria das pessoas preferia estar em isolamento que ir trabalhar fora diariamente, como acontece em Hospitais, Hipermercados, Farmácias, Esquadras de Polícia , fábricas e tantos outros sitios considerados indispensáveis.

Eu, como trabalhadora independente, para além da minha prole a cargo, sinto uma responsabilidade acrescida uma vez que estou com uma avó de 90 anos. O isolamento apenas é “furado” para as idas à  Farmácia e para comprar comida.
Sim, eu já era bichinho-do-mato, que é como quem diz, rapariga caseira, pouco saía.
Mas nós humanos somos “meio-parvos”.
Agora que não posso sair sinto umas ânsias, uma asfixia por ter que permanecer sempre em casa. Mas permaneço.
Já aqui na rua começo a achar que as pessoas foram arranjar cães à pressa para terem desculpa para sair de casa quando lhes apetece, gente que nunca vi com animais passam o dia a pavonear-se com os bichinhos para cima e para baixo. Já pensei em comprar uma trela à gata mas suspeito que não ia achar piada.
Adiante, como ocupar o tempo que parece não passar nem render, já que andamos todos presos aos canais de notícias e com uma angústia e pensamentos nem sempre tão otimistas assim...
1 . Limpar, destralhar, desinfetar. Parece que Portugal inteiro teve a mesma ideia. A ideia de termos um vírus a contaminar meio mundo faz-nos querer desinfetar tudo. Não sou a única pois não?

2. Fazer uma limpeza e escolha a fundo nos guarda roupas seguindo o método de Marie Kondo “Esta peça de roupa transmite-me alegria?” Se a resposta for não, por num saquinho para doar ou nos depósitos de roupa espalhadas por algumas cidades.

3. Ginasticar. Podes apenas por música bem alto e abanar a raba, a coxa, a cabeça, os braços. Ficar na horizontal todo o dia é proibido, a menos que existam vestígios de doença.


4. Preparar comida para vários dias e separar em caixas , e por a congelar. Vai saber bem na altura, eu pelo menos estou completamente farta de  preparar almoços e jantares. Além disso não sabemos se podemos adoecer, e eu como adulta da casa tenho que ter plano B para as crianças e a avó.

5. Cuidar da pele. Fazer máscaras de rosto, esfoliar, hidratar bastante. Por aqui cuida-se de uma pele extremamente acneica, resultado das hormonas em pingarelhos, dos nervos.

6. Começar a cuidar das unhas em casa. Lembram-se das minhas lindas unhas? Já eram. Sinto uma saudade delas incrível mas, se Deus quiser em breve poderei voltar a elas na For You Beauty Boutique, quando esta pandemia estiver controlada. Sinto-me sem dedos. 

7. Bem aventurados os que têm terraços ou quintais, eu tenho uma varanda e estou doida para que venha o sol porque é lá que farei a minha fotossintese.

8. Quem tem filhos pode aproveitar para desfrutar da sua companhia. Jogos de tabuleiro, confecção de bolos ou até sofá com mantinhas a assistir um filme pode fazer muito bem.

9. As apaixonadas por maquilhagem podem treinar novas técnicas, lavar pincéis, deitar fora a maquilhagem fora de prazo, assim como os cremes.

10. Assistir a séries. 
11. Falar com a família pelo telefone, amigos, pelo skype, messenger. Não perder o contacto.

12. Ouvir música calma, meditar, fomentar os pensamentos positivos.
13. Em caso de haverem aniversários nesta altura não cometam o erro que eu vejo tanta gente cometer , como não podem sair, convidam meio mundo para entrar dentro de suas casas. Pelo amor...
Ana Marta Veloso


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!