Onde andam os pais em Portugal?

Choque.
Um miudo de 17 anos, mata o amigo a frio, esmaga-lhe a zona pubica ( vamos dizer assim para ser menos doloroso de se ler), rouba-lhe o iphone e os ténis.
Vai para casa, altera a photo de capa do perfil no facebook onde poe a foto de uma rapariga e um smile sorridente.
Poucos dias depois, quem sabe se perturbado com as buscas infrutiferas da familia do amigo, ou da policia, aliás... policia que não estava a descobrir ... o menor entrega-se e confessa o crime de livre e espontanea vontade, conduzindo os investigadores ao prédio onde tinha morto e escondido o corpo, numa cave onde o mesmo chegou a morar.
O menor tem um passado de drogas, desde os dez anos uma vida muito instavel, apesar de ter familia passou por varias instituições. Tem uma mãe viva e mais dois irmãos , no entanto , tem uma relação conflituosa com a mesma.
Estão a seguir o que eu escrevo?
Uma mãe viva que o entrega a instituições?
Vão dizer que será preferivel assim que passar fome.
Não.
Uma criança não é descartável.
Apartir do momento em que uma mãe ou um pai entrega um filho a alguem seja pela razão que for, descartando-se da responsabilidade de o cuidar , perde todo o meu respeito como mãe, toda a credibilidade
Portanto, a senhora pode escrever no jornal e no Facebook que tem vergonha do filho, que ele morreu para ela, nós sabemos que sim.
Este filho morreu para esta senhora, independentemente dos seus problemas , apartir do momento que o tirou da sua vida.
Pelo que tudo parece indicar, este assassino, ê resultado da falta de tudo.
Provavelmente teve um desvinculo doloroso da familia, provavelmente tudo o que aprendeu a amar foram bens materiais.
Matou.
E alguem lhe ensinou a dar valor à vida? Alguem em algum momento lhe deu valor a ele próprio? Lhe disse que tinha sido uma criança querida,desejada?
Ou foi o estorvo que correram para casas de correçào e orfanatos?
De tudo o que já li, o que mais me impressiona, é de dondoquinhas que nada sabem da vida e sempre tiveram familias para as proteger, dizerem " Ai pá, esta gente, quer dizer só porque é orfão pode matar? "
Não. Ninguem pode matar. Mas, ninguem , a não ser ele sabe o que passou naquelas instituições. Acreditem que sei do que falo. Não são hoteis com brunches , mordomos e quartos com vistas para o mar.
Falamos de autenticas prisões, com outras crianças, algumas violentas. De muito medo junto. De coisas indescritiveis.
Falamos de anos de terror.
Não. Não o estou a defender.
Estou a pedir que não desistam de quem não pediu para nascer.
Estou a dizer-vos que todos temos responsabilidade no caracter, valores e principios dos nossos filhos.
Que as crianças de hoje são os homens de amanhã.
Que não se desiste de um filho, e ser mãe e pai é vitalicio. Aconteça o que acontecer, ponha ele uma bomba na Casa Branca ou ganhe o Nobel da Paz, o teu filho será sempre TEU FILHO, AINDA que o renegues.
E, se quiseres de forma diferente, a errada serás tu, porque ele não pediu para nascer. Logo , a tua responsabilidade é maior!
Lamento horrores, pela morte do menino de 14 anos, mas não posso deixar de lamentar a falta de apoio que me parece tão explicita na vida do assassino, que o tornou um ser sem escrupulos, capaz de tão vil acto e agora, pagará por tão terrivel acto .
Que seja feita justiça.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

3 comentários

  1. Esta noticia estava a dar na tv do Centro de Saúde enquanto estava na sala de espera e logo de seguida dá a da Figueira da Foz. E nisto olho po meu lado e esta uma mãe com um miudito (não devia ter mais de 5 anos) mais a avó. O puto estava literalmente a pedir atenção da mãe enquanto esta parecia que estava no Bolhão ao telemóvel (apesar de haver papeis em tudo que é sitio a dizer SILENCIO!!!) cagando para os "alaridos" do filho. A avó nem uma nem duas, sempre de olhos no chão. A senhora farta-se, manda dois berros (que com isto só conseguiu que o puto se enerva-se mais e se pendura-se ao pescoço dela dizendo "fala pa mim mãe") e saca de um outro telemóvel e diz "toma joga que não tou com paciência para te aturar!". A avó nada! E eu assistindo aquele espectáculo penso para com os meus botões olhando da tv para aquele circo e vice-versa "Depois admiram-se mas já que andam a dizer que a culpa é da sociedade então aqui a sociedade vai-se meter!".. Devia era ter ficado calada mas tenho língua comprida! "É mais um que vai plo caminho dos da Foz!", alto e bom som olhando para aquela "mãe" que nem uma pergunta pode ouvir do filho preferindo cala-lo com tecnologia só para estar a navegar nas redes sociais. A mulher ferveu, quase que me furava com o olhar e disse-me "fala pk não sabe, se soubesse o trabalho que me dá, as birras que me faz e a atenção que quer por coisas estúpidas não falava isso nem se metia onde não é chamada ouviu?!!".. E eu com um sorriso "se é uma pessoa tão impaciente fecha-se as pernas porque a criança não tem culpa!!".. (eu já disse que tenho a língua grande?!).. Ouvi de tudo e mais alguma coisa, até se levantou a personagem em avanço de ameaça "não se meta o filho é meu a vida é minha eu educo-o como bem quiser!! Ele nunca há-de ser como aqueles e se for não tem nada haver com isso!!".. Nisto tenho que me levantar e dizer "Não cuspa po ar, e ponha-se no lugar daqueles pais, e se um dia ele virar como aqueles, tenho sim haver com isso pk pretendo ter filhos e quem se meter com eles você há-de-se lembrar deste dia e dizer porque é que não dei mais atenção, apoio, carinho ao meu filho em vez de cala-lo, porque educação minha senhora começa dentro de 4 paredes!". Pegou na criança quase ao pontapé (esta com um ar de confuso e sempre a chamar pla mãe enquanto esta o mandava calar), chamou-me de tudo e mais alguma coisa "Ele se fica assim é bom que se cruze com os seus para que aprenda a não meter essa penca onde não deve" e foi-se!
    A avó senta-se a meu lado chorosa "Eu já tentei de tudo menina mas ela não me ouve.. temo plo meu neto!", eu não querendo ser bruta com a senhora que via-se que estava aflita "Segue-se a frente, seja você a dar-lhe o amor e educação, apoio e segurança que ele precisa!" Limpou as lágrimas, agradeceu e seguiu caminho.
    É isto Marta que se passa com alguns pais hoje em dia, ocupados em demasia consigo mesmos para até um "amo-te mãe" ouvirem ou prestarem atenção!!

    ResponderEliminar
  2. Olha Marta li o teu texto e esta da Cátia com atenção, e a verdade é mesmo esta, os pais atualmente estão muito"ocupados" para dar atenção aos filhos...eles quase parecem um estorvo, (então que não os tenham), saem da escola metem-nos em salas de estudo ou deixam-nos por sua conta e risco na rua até eles quererem, chegam a casa, filhos para um lado, pais para o outro. Cada vez que o filho chama e pede atenção, ouve-se "sai daqui; não tenho paciência para isso agora; desampara-me a loja, vai jogar; não me chateies" É isto que se ouve em muito e vários sítios, os filhos para muita gente são uns empecilhos...isto é triste! Onde está o amor, o carinho, aquele amor de pais para filhos? Vê-se muito pouco...

    ResponderEliminar
  3. E digo mais.... Em seguimento aos que tu escreveste e as meninas acima disseram.... Depois vêm estes pais à nossa consulta no Centro de Saúde, a pedir para fazermos alguma coisa porque o filho não tem boas notas, porque faz birras, porque não faz o que lhes dizem..... Ou seja, vêm pedir-nos para lhes resolvermos o "problema" que é não ter um filho "perfeito"... Quando sabemos que começa por lhes darem a atenção, o apoio e o amor devidos... Enfim... irrita-me quando tenho que ensinar gente a ser gente, tanto quanto me incomoda ter que ensinar pais a serem pais.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!