O Estado da Pele : Pele Madura

Maquilhagem e cuidados de pele são sem sombra de dúvida as minhas paixões.
O progresso na area da cosmética e skincare fascina-me, e tento actualizar-me a respeito dos meus temas favoritos, entre eles o combate ao envelhecimento, esse "inimigo" inevitável.
Como seria de esperar , contacto com centenas de mulheres que me procuram a pedir aconselhamento sobre os melhores produtos tendo em conta o seu tipo de pele, possibilidades financeiras, e tento direcionar sempre para o que entendo ser o melhor para cada caso, a menos que exista alguma patologia associada , nesse caso recomendo sempre acompanhamento médico/especializado.
Existe por parte de muitas mulheres uma ideia errada da "idade madura" quando procuram uma gama de cuidados de pele. Muitas são as que, apartir dos 30 anos ou 40 compram gamas Premium , ou para peles maduras sem ter noção a que se destinam.
O que é então para uma marca de cuidados de pele uma "Pele Madura".
A Pele Madura é o nome que se dá a pele da mulher após a fase da menopausa.
Com a menopausa a pele necessita de cuidados acrescidos, uma vez que produz menos estrogenio, e fica mais frágil. Existe também uma menor produção de elastina e colagénio, traduzindo-se em menor elasticidade e firmeza.
Com os niveis reduzidos de estrogenio há uma menor produção de oleosidade natural da pele, sendo comum uma secura na mesma e tendencia para irritações e sensibilidade.
As manchas estão mais visiveis assim como os derrames. 5 anos apos a menopausa perde-se até 30% de colagénio.
Apenas nesta fase ( menopausa) , fará sentido usar gamas ou produtos para peles maduras, uma vez que a tendência é terem custos superiores e as nossas necessidades a nivel de pele ainda não justificarem tanta nutrição.
A pele é um orgão "inteligente" e absorve apenas o que necessita.
Apesar de parecer o fim do Mundo, para quem faz 50 ou 60 anos e está prestes a atingir a menopausa a alimentação rica em Omega 3, frutos, suplementos vai fazer toda a compensação e minimizar as perdas tornando esta etapa da vida da mulher em algo muito mais suave.
Para as meninas mais novas, fica o aviso, não confundam "primeiras rugas" , "anti rugas" com "peles maduras" , quando o significado é bastante diferente.
Assim como sabemos que existem mulheres com 25 com rugas e mulheres de 40 sem rugas, cada caso é um caso e cada uma deverá agir de acordo ao seu tipo de pele. A unica excepção é esta.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

Obrigada pelo teu comentário!