Mitos e Verdades na Alimentação por Valéria Caraus, nutricionista

Olá Valéria, muito obrigada pela tua disponibilidade. Vamos a isto!


Qual o erro mais comum de quem decide fazer uma reeducação alimentar?
Esta questão tem pano para mangas! Contudo, numa perspectiva pessoal, acho que o erro mais comum é mesmo começar um processo sem acompanhamento profissional. O mundo da nutrição tem bastantes mitos associados e enraizados. Se procurarmos informação sozinhos no motor de pesquisa mais fácil, cito neste caso o “Google”, encontrámos mais de 5 300 000 pesquisas sobre alimentação. Mas quantas delas são baseadas em evidência científica, fidedignas e são adequadas ao objetivos e necessidades individuais? 

 

Qual o maior mito sobre emagrecer?
O clássico mito de não se comer hidratos de carbono à noite ou depois das 18h. Os hidratos de carbono são sempre caracterizados como o entrave ao processo.
O metabolismo pode ser uma entrave no processo de emagrecimento.
Também é algo comum de se ouvir. Contudo o metabolismo não é de todo um entrave no processo de emagrecimento! 

 

Como tornar o metabolismo mais rápido?
“Tornar o metabolismo mais rápido” não deve ser o principal foco numa perda de peso. e via o metabolismo, por si só, como um “vilão” ou um “entrave” para a perda de peso, desengane-se, a alimentação e o exercício físico são muito mais preponderantes para o controlo de peso .
O segredo está em fazer escolhas alimentares adequadas e praticar exercício físico.

 

Os problemas de tiróide afetam assim tanto o peso?


 

O hipotiroidismo pode efetivamente influenciar o peso. Uma consequência poderá ser a retenção de água e sal, que provoca um inchaço e consequentemente um ligeiro aumento de peso. 
Para manter um peso saudável num indivíduo com alterações da tiróide, deve-se controlar os aspectos que estão ao nosso alcance como praticar atividade física com regularidade, adotar uma alimentação equilibrada, preferir fontes de proteína magra, apostar nos hortofrutícolas e dormir bem.

 

Sei que um dos maiores venenos (quase uma droga) é o açúcar. Existe algum substituto pouco calórico?

 

Esse nunca deve ser o nosso pensamento. Se ingerimos açúcar (exemplo: um chocolate) é porque nos apetece mesmo, certo? Sou apologista que devemos nutrir o corpo e alimentar a alma. Quem nunca precisou de um chocolate de vez em quando? É diferente de consumir açúcares refinados diariamente.
O mais adequado será sempre fazer um desmame do açúcar e deixar de o incluir na nossa alimentação como uma rotina e sim com uma exceção. Para adoçar podemos utilizar fruta madura, a frutose é o melhor açúcar e que, sim deve estar presente na nossa alimentação! Podemos integrar em panquecas, muffins, bolos, entre outras opções, é bastante versátil.

 

Todos os dias sou bombardeada com mensagens de pseudo-nutricionistas que querem apenas vender produtos que basicamente passa por substituir refeições por barras proteicas e batidos. Existe algum sentido? A alimentação não deveria ser suficiente?

 

Não só deveria como é suficiente! A substituição de refeições por batidos que acabam por ser hipocalóricos, isto é, baixos em calorias, claro que resulta numa perda de peso. Contudo é importante refletir. Uma alimentação saudável exige uma educação alimentar.  Após recorrer a esta estratégia, ganhou hábitos alimentares saudáveis que poderá refletir para a sua vida? Aprendeu a retirar o melhor partido dos alimentos, dos métodos de confeção, da conjugação de alimentos? 
A educação alimentar é bastante importante para uma manutenção de um peso saudável.

 

Qual a tua opinião sobre a dieta paleo?

 

A dieta paleolítica defende um modelo de alimentação semelhante ao adotado pelos nossos ancestrais pré-históricos, que basicamente consumiam carnes, frutos e sementes.
Se nos debruçarmos sobre as vantagens desta dieta, promove a não ingestão de alimentos processados (que na verdade uma alimentação saudável também não promove, certo?) mas exclui grupos alimentares como lácteos, cereais e leguminosas que fazem parte da Roda dos Alimentos e que, do meu ponto de vista são grupos alimentares que devem estar presentes na nossa alimentação

 

Que conselho darias a alguém que quer não perder peso mas ganhar saúde através da alimentação?

 

Juntar-se a pessoas que o motivem, procurar ajuda e apoio profissional, ser consistente e resiliente. Uma vez li está frase e adorei…”Primeiro mudámos a alimentação, depois a alimentação muda-nos a nós”. E não é que é mesmo verdade? O primeiro passo é o maior mas também o mais importante.

 

Qual a tua opinião acerca dos medicamentos manipulados?

 

Não é um método de trabalho com que identifique. Penso que em todas as minhas respostas consigo demonstrar a minha forma de trabalhar, no que acredito e defendo.

 

Qual o erro mais recorrente com que te deparas nas tuas consultas?

 

São vários. Mas acho que um grande erro e bastante comum, é o cliente achar que está a fazer uma escolha adequada porque os produtos que consomem se designam como “fitness”/”light”/”equilíbrio” e quando vamos analisar o rótulo, a denominação fica muito aquém… Ler os rótulos é MUITO IMPORTANTE! 

 Qual a tua opinião acerca do jejum intermitente? É verdade que estamos a emagrecer não comendo e obrigamos o corpo a sustentar - se com as reservas de gordura?

O jejum não é nada mais nada menos do que mais uma técnica para a perda de peso. Se tem vantagens em relação a um plano alimentar com ingestão contínua de refeições? Até à data, a ciência não demonstra diferenças, desde que o défice calórico seja o mesmo, sendo apenas estratégias distintas.
Se for algo que funcione para a pessoa, que se aplique a rotina, ao objetivo, as necessidades, pode ser uma estratégia utilizada. Senão houver adesão e for algo que a pessoa não se sente confortável, não vejo como a opção mais indicada uma vez que o mais importante para um sucesso numa perda de peso é de facto a adesão ao método definido.  
A segunda parte da questão não é assim tão linear. Se no intervalo no jejum, consumirmos um valor energético superior ao nosso gasto, não resultará numa perda de peso.
É importante realçar, cada indivíduo é um indivíduo e o que funciona para um não tem que funcionar para outro. É importante escolher a estratégia que melhor adequa à pessoa em questão.

Sigo o teu instagram e estou encantada com as receitas que por lá tens. É inspirador ensinar as pessoas a aprender a comer sem excessos?

 

Oh, muito obrigada Marta! Espero que seja o início de um grande projeto! Mas claro que sim, é bastante inspirador e gratificante saber que podemos ajudar alguém. 

 

Queres deixar alguma mensagem ou conselhos às nossas leitoras que como eu andam na luta contra os kgs a mais?

 

Quero sim! Quero dizer que se acreditarem em vocês, já têm meio caminho andado. Foquem-se no que tem a progredir, mas também no que já progrediram… Sejam a vossa própria fonte de inspiração e motivação, foquem-se no processo e os resultados vão surgindo



Quem é Valéria Caraus

Licenciada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.
Nome profissional e cédula profissional: Valéria Caraus, CP 4423N
Instagram : Valeriacaraus.nutricionista

Valéria Caraus


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!