Diário de uma Neta

"Imaginem que adormecem em Peniche, e acordam e estão em Torres Vedras, numa casa que não conhecem?Eu não duvido de nada que me estejam a contar. Mas... ponham-se no meu lugar... eu não tenho ideia nenhuma, não me recordo nada de ter vindo para aqui. As coisas estão pagas? Está tudo tratado nas finanças? No banco? Está tudo regularizado?Eu acordei aterrorizado que não conhecia a casa! Andei aí às cabeçadas... não sabia onde estavam as maçanetas das portas nem onde eram os interruptores da luz. Esta casa é minha? Com que dinheiro é que a paguei? Comprei uma casa em Torres Vedras? Eu nunca gostei de Torres Vedras! Para as pessoas de Peniche sitio onde não há sardinha não há comida! Como é que fui comprar uma casa em Torres Vedras? Foi imposição da Mimi de certeza... bom... ainda o melhor que eu fiz foi comprar esta casa. É jeitozinha. È uma boa casa. Só é pena não ter varanda que una a janela desta sala à cozinha.
Não sei o que é que hei-de esperar muito mais desta vida. O que mais tenho são saudades. De resto só vos tenho a vocês e aos meninos.Tenho saudades da minha mãe e dos meu irmão. Queria me ver livre da tralha que aí tenho. Mas não consigo rasgar as cartas que o meu irmão me escreveu há mais de sessenta anos e que a minha mãe me escreveu quando eu estava em Moçambique. E depois a Mimi não tem paciencia nenhuma para mim. Zanga-se. Eu perco as coisas. Esqueço-me.Eu não sei o que é isto na minha cabeça. Qualquer dia temos que ir ao Dr Laureano. A ver se indica um médico que me veja.Também não estou cá muito mais tempo. Um ano ou dois..."
Dom Gastão, 86 anos...
"
post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

11 comentários

  1. :c Não fazia ideia... pensava que afectava apenas a memória. Lamento, Marta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é terrivel o desespero dele , a agonia em não entender o que se passa com ele. Ele está a aperceber-se que algo está mal, chama-nos a atenção para isso mas 5 minutos depois esquece, tem o mesmo pânico de novo...É terrivelmente lucido nesta imensa desgraça

      Eliminar
  2. Estes relatos teus, olha nem sei... Acredito que seja muito complicado esta doença e infelizmente nem cura tem!
    Tens de ter força linda e estar sempre do lado do teu avo! força <3

    ResponderEliminar
  3. Tens que ter muita força, ele neste momento precisa de muita atenção e paciência.
    Eu sei bem o que isso é :(
    Beijinhos grandes, se precisares de alguma coisa estou por perto <3



    ResponderEliminar
  4. Tristeza tão grande que nos devasta a alma. As doenças nunca são bem vindas mas esta é algo muito especial e difícil de lidar com ela. Quem ama sofre ao ver aflição de memorias perdidas, que no entanto estão presentes. Às vezes não tenho certeza se eles sofrem com isto pois o meu avô também tem Alzheimer.
    Muita luz e força linda
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. esta é uma doença terrível...infelizmente a irmã da minha avó paterna e o marido sofrem desta doença, estão os dois numa instituiçao e ja de la fugiram umas tres vezes....a minha sogra, de inicio, tambem suspeitavam que tinha esta doença mas sofre de demência, que também não é nada bom :-/ é preciso muita força, coragem e paciência para lidar com isto tudo! Muita força querida

    ResponderEliminar
  6. Doi , eu sei que doi , mas tambem sei que es forte e neste momento o teu avo precisa de ti !!

    Estou aqui nem que seja para desabafar * Tens de ser forte so mais uma vez e sempre vais ser forte !! Eu sei que é horrivel o que sentimos * Mas a vida é mesmo assim , faz parte do circulo da vida por mais que nos magoe !!


    Força rainha !!

    ResponderEliminar
  7. vivi demasiado perto esta doença para conseguir comentar. estou aqui para o que precisares...força.

    ResponderEliminar
  8. Desejo toda a força do mundo, infelizmente é uma doença que não tem cura. Já foi muito discutido esta doença no mestrado em que estou a frequentar pois tenho uma colega minha que está a fazer dissertação sobre este tema, pois tem alguém da familia com a mesma doença e não é nada fácil. A doença nao tem cura infelizmente, apenas sei que o objectivo da minha colega é criar uma espécie de aplicação que permite detectar a pessoa familiar que tem alzheimer. Não sei pormenores, mas é sempre bom ver pessoas a tentar ajudar de alguma maneira, mesmo nao havendo cura, arranjar soluções. Muita força para o futuro. Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Entendo bem o teu sentimento, a minha avó tem alzheimer também, custa ver o olhar dela tão perdido às vezes, custa ver a tristeza do meu avô nos dias em que ela está pior.. mas já há tantos anos que ela está assim, já a conheci com falhas de memória, há uns dois anos piorou, agora já não pode ficar na sua casa, porque esquece-se da medicação e depois piora mais ainda..
    Precisas de ter muita força, vão precisar muito da tua companhia os dois :*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!