"Que mal vos fiz eu? Têm a gentileza de me explicar?"

Foi assim que o meu avô iniciou a conversa de familia na Quinta Feira, dia 1 de Maio. Agora que aparentemente deixaram de existir costas voltadas e animos exaltados na familia, e que finalmente e depois de uma decada de guerra fria e silencio e mal  entendidos , devido à doença do avô nos juntamos (para minha grande alegria que voltei a ver o sorriso brilhante de uma estrelinha que adoro), que o avõ, infelizmente que no inicio se mostrou feliz com a união, agora nota nos nossos rostos alguma tristeza, ou expectativa e nos pergunta :""O que é que eu fiz afinal?"
Diz que não se lembra de nada, que o acusam de tudo , no entanto não sabe explicar-nos de que o acusam.
Passa o dia a copiar dados como numeros de telefone, moradas . Vai para o Centro de dia como recomendado pelo Neurologista a fim de ter convivio, estimulo, ate para que durma melhor de noite e fica inquieto, como é proprio da doença e irrita-se com facilidade.
Já me telefonou a mim, e tambem à minha prima a dizer que não sabia da minha avó. Com ela ao lado. Quase que corri para o carro prestes a fazer os kilometros que nos separam preocupada com o que tivesse acontecido. Liga-me a perguntar o meu numero de telefone, onde eu moro, onde ele mora, em que cidade está.
Quando estou com ele chora que quer a mãe dele , que tem saudades dela, que tem saudades do irmão e o meu coração mirra, porque seria mais facil subir a um escadote e arrancar-lhe uma estrela do  céu se me pedisse, já trazer a mãe dele ou o irmão...
No Domingo a mulher da vida dele, uma das,claro, mas a que está casada com ele há cerca de 63 anos, a Lady Mimi, faz 86 anos. Combinei com ele, mas acredito que se terá esquecido, de lhe comprar uma prenda. E dele lhe oferecer como se tivesse sido ele a comprar. Vai ser o segredo mais esfarrapado deste Mundo, mas durante 5 minutos, ou o curto tempo que ele se lembrar pode fazê-lo feliz, e isso é tudo o que importa.A ele e a ela que é uma vaidosona.Ha mais de 63 anos que ele a leva neste dia religiosamente a uma perfumaria para que escolha à descrição o que quiser. Nos ultimos anos, a Mimi, ligava-me e como fazemos anos com semanas de diferença trazia sempre um perfume que me oferecia nos anos. para ela além de um perfume igual ao meu trazia uma gama completa da Dior, mas durante muitos anos usou Elizabeth Arden. Entretanto com a neta metida no Mundo da Cosmética ficou selectiva  e tem a sua propria personal beauty guru (eu propria) que para alem de lhe oferecer todos os produtos para a pele ainda me vai namorando uns batons que vou deixando em casa dela , e tanto mos elogia que lhos ofereço ficando entre o chateada e o divertida, por ter uma avó gaiteira, que apesar das dificuldades que a idade lhe trouxe continua a amar cosmética, tem uma pele melhor que muitas meninas mais novas que eu, tem menos manchas que eu na pele(aliás, acho que sequer tem manchas) e ADORA batons e vernizes.
Tirando o feitio teimoso da minha avó de não-te-ouço-porque-tenho-sempre-razão, tenho os melhores avos-pais que existem no Mundo inteiro,

Tesourinhos, a minha avo(cortada) , o meu pai que faleceu ja ha quase 22 anos, a minha irmã à esquerda e eu.



O meu avô quando foi padrinho do Santiago há 4 anos atrás em Fátima a assinar, na Basilica, a Silvia, a madrinha e grande amiga minha, eu e o principe

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

6 comentários

  1. Olá Marta :)

    Não deve ser mesmo nada fácil para ti. Sei muito bem como é vermos alguém de quem gostamos a sofrer e fazermos de tudo para lhe arrancarmos um sorriso. Esse sorriso é a coisa mais linda do mundo e faz de nós pessoas mais felizes. Pudemos estar a chorar por dentro, mas sempre a sorrir por fora para fazer aquela pessoa feliz. Durante o tempo que for. É sempre uma vitória.

    beijinhos*
    http://omundodabrilly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não vou dizer o que tenho dito noutros post relacionados com o teu avô, tu sabes o que acho. Li o que escreveste aqui, do início ao fim e fiquei ainda mais orgulhosa de ti pelo carinho com que falas nos teus avós, pelo amor incondicional que sentes por eles e pela enorme estima que tens por eles. É de pessoas como tu que muitos idosos precisam, infelizmente são abandonados e desprezados por aqueles que agora deveriam cuidar deles. Realmente tu és única! Tens um coração do tamanho do Mundo, tenho dito.
    Em relação à Lady Mimi: Com uma avó diva, tu não podias deixar de o ser também! :D

    ResponderEliminar
  3. Falas do teu avô com um carinho e sentimento enorme. Isso é muito lindo. Na geração em que vivemos os " velhos" dão muito trabalho e acabam sozinhos.
    Perdi a minha avó, o meu pilar, a minha força. Foi como se eu tivesse perdido a vida.
    Em cada palavra tua recordo-me dela e fica a saudade.
    Parabéns marta pelo teu coração bondoso e amável.
    Já te disse que te admiro.
    Um beijo com carinho

    ResponderEliminar
  4. Ai querida nao deve ser facil... eu do meu lado ja nao tenho o meu avo tenho muitas saudades delo, apreoveita ao maximo o tempo para estares com ele. Bom ver que ainda ha pessoas boas neste muito e tu es uma delas.
    Beijinho grande e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. <3 Mesmo que não tivessem um fim de vida de lucidez, que pelo menos todas as pessoas em fim de vida tivessem familiares como nós que estamos sempre preocupadas e atentas às suas necessidades <3 O meu avô também vive um dia de cada vez, mas como já te disse, é difícil vê-lo a aperceber-se das suas limitações.

    ResponderEliminar
  6. :´-) beijinho ...sinceramente não sei o que dizer,nestes casos,nestas alturas falta me sempre maneira de expressar tudo o que passa na minha cabeça e no meu coração ao ler coisas assim.....

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!