A depressão

Cada vez que me despeço de alguem aqui no blog , repito o quanto a morte me transtorna e afecta, e no entanto a imensa necessidade que tenho de deitar para fora a dor que me assola sempre que a partida de alguem mexe comigo.
Mr Robin Williams faleceu com 63 anos. O homem de olhar triste que sorria com os olhos.
Tinha o tal carisma que nos prende à tela. Estava deprimido. Uma das suas frases célebres menciona que pior que a solidão é estar rodeado de gente sem sentir amor.
Eu direi que pior que tudo isso é a falta de altruismo que se vive nos dias de hoje.
Neste mundo interessa apenas o ter. O aparentar. O aparecer. O parecer.
O ser, o sentir pouco significam.
É por isso que os meus discursos vos soam inflamados.
Não fui educada para querer parecer nem aparecer. Mas para sentir. Para ser. Ser melhor a cada dia. Para falar. Alto se for preciso. Sem hipocrisia.
Benditas raizes as minhas.
Sagrada familia desfeita que não me deu sangue de barata. Que não me faz achar mais que ninguem . Mas tambem nunca menos que ninguem.
Há algo precioso que todos os seres precisam. Amigos.
Amor.
E é tua obrigaçao como ser humano evitar que outros seres humanos desistam de viver por não sentirem amor.É tua responsabilidade!
Todos os dias com o meu feitio mais ou menos dificil tenho a certeza que ofereço sorrisos. Esforço -me por largar o meu estado de espirito e ir de encontro ao que as pessoas precisam. Serem valorizadas!
Dificil neste mundo que deixou de ter valores!
Deixa de pensar no que ainda não tens e ajuda alguem. Garanto-te como a tua vida melhora!
Por todos os Robins do Mundo! O meu pai se fosse vivo teria poucos anos a menos q ele. Pensa q poderia ser o teu. Ajuda. Apoia. Há tanta gente a precisar de uma voz amiga e a depressão é desvalorizada , tida como um xelique passageiro em Portugal. Respeita a dor alheia.
RIP Robin

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

8 comentários

  1. Muito triste, mesmo! Morrer de solidão!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito triste com a noticia :(
    Não estava mesmo nada à espera, até porque nem sabia que ele estava deprimido!!!
    Passei muitos momentos bons a vê-lo representar!!!

    ResponderEliminar
  3. Vieram-me as lágrimas aos olhos com as tuas palavras.
    Infelizmente é a realidade. Tanta gente a morrer de solidão, mesmo estando rodeados de pessoas. Sinto-me assim muitas vezes.
    Outra coisa triste é só dar-mos valor depois que a pessoa parte. "Era Boa Pessoa, Vai deixar saúdade" ... acho que isso são meras palavras apenas para consolar o nosso ego e consciencia, para não cairmos na realidade de não termos estado presentes na vida de alguem, ser companheiros, dizer, em vida, o quanto a amava-mos, o quanto ela é importante e o bem que nos faz.
    As pessoas estão habituadas a olhar para a propria barriga. Não querem saber se os seus actos magoam alguem.

    Poderia ficar aqui a escrever o dia todo... Estas coisas revoltam-me!!
    Acho que andamos todos em má companhia.

    ResponderEliminar
  4. Acho que é por falta de conhecimento que as pessoas acham que depressão é só uma fase "isso és tu a chamar atenção, isso passa".. Noticia de ultima hora: Não passa e muitas vezes fica para a vida toda, tendo que sendo medicada e ficando um livro vazio.. As pessoas só percebem e tornam-se mais afáveis quando passam por isso ou têm alguém a sofrer da doença.. Não é algo que se possa curar como uma ferida num braço ou com uns comprimidos milagrosos tudo passa.. As vezes nem os médicos tradicionais sabem o que fazer para ajudar a pessoa. As vezes nem os nossos familiares, amigos ou todo o amor do mundo ajuda.. É uma doença psicológica e complicada que nem toda a gente entende e menospreza.. Continuem a menosprezar, pode ser que um dia lhes bata a porta.. Eu também já cometi o erro de dizer NUNCA, até ao dia que...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a Catia Sobral , eu acho que as pessoas nao tem conhecimento suficiente sobre o assunto em questao !! A depressao é mais que uma simples fase !! É muito mais !! Tenho na familia depressoes cronicas , tentativas de suicidio com doses de comprimidos a passar os 100/120

    Nao é uma fase , é mais que isso , nao é quere chamar atençao !! Cuidado com isso **

    ResponderEliminar
  6. Ninguém é obrigado a ser simpático/afetuoso com ninguém... Lá porque uma pessoa tem uma depressão não se pode passar automáticamente a ser a pessoa mais carinhosa e simpática do mundo para com ela... Temos de ser nós próprios, com respeito pelos outros, tentando manter-nos assertivos e evitando magoar os outros, agora nunca irei ser hipócrita e fingir ser a pessoa mais querida com alguém só porque esse alguém tem uma depressão.
    Eu sofro de crises de ansiedade e pânico e não quero que ninguém me trate de forma diferente só por causa disso... muito pelo contrário, isso ainda me iria fazer sentir pior. O que devemos evitar é desrespeitar os outros e tratá-los mal, isso sim!
    Ninguém tem culpa que o homem nunca tenha tido ninguém que o amasse, há 20 anos que consumia drogas... bem não lhe fazia certamente...
    Tenho pena por ele, obviamente, mas dizer que a culpa é dos outros... não é... é uma doença psicológica, como a Cátia Sobral referiu e bem.

    ResponderEliminar
  7. A depressão é terrível e incontornável, sim quem sofre de depressão precisa de afeto, amor, atenção. Felizes daqueles que não provam desse veneno, o ser humano mesmo que não sofra de algo idêntico, precisa sim de todos os sentimentos mais afectuoso que possa receber, nunca esquecer que somos seres gregários, não somos ermitas. Quem vive sem afeto, um dia ou outro na vida vai passar por isso podem acreditar. Digo mais... mesmo que não tendo falta de dinheiro, mas também... basta passar pelas crises sistemáticas que este país tem mergulhado, e por azar ficar doente, ou ser doente, querer viver e não saber o que vai fazer no dia seguinte para se medicar ou para dar de comer a quem tem em casa, bom se casa tiver... digam-me quem assim é tão forte e invulnerável que não fique exposto à depressão?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!