8 mm

8 milímetros.
O suficiente para te afastar da vida.
É preciso muito para me afastar do blogue.  Nos ultimos dias , passei por uma das piores experiências da minha vida, e no entanto, entendo que estava a precisar de algo que me fizesse questionar tudo, entender que a vida é agora e deixar a procrastinação.
As coisas não vão acontecer mais para a frente porque o decidimos. Na realidade , muito pouco depende de nós.
Considero-me uma mulher que "segura o touro pelos cornos"' , não tenho grandes medos, sou controladora ( na minha própria vida), e tenho verdadeiro pavor à palavra "destino". Sou franca, direta, não tenho filtros. Sou criativa, moram mil outras mulheres em mim, e é dessa forma, extravazando os meus alteregos de forma saudável que consigo manter a minha lucidez .
Nunca esperem de mim a "borboletinha cor-de -rosa" , que parece viver uma vida perfeita, porque este Mundo blogosférico está cheio delas. Acho-as encantadoras. Mas pouco reais. Eu, e o publico em geral.
A mulher real ri até que lhe doa a barriga , é capaz de chorar noites a fio, sofre, segue, soma, constroi, e se inspirar outras mulheres, é muito mais pelas suas palavras e actos , exemplos e experiências de vida , que por  aparecer numa foto magnifica .
Num Mundo cada vez mais desumanizado, queremos exemplos de pessoas como nós, que de alguma forma se conseguiram destacar , ou conquistar algum reconhecimento, com as quais nos possamos identificar.
E é bom que nos relatem experiências de vida, que as encontremos dos 20 aos 60 anos, a falar de todos os assuntos possíveis, e que nunca, jamais se limitem.
Na sexta feira, descobri, após algumas peripécias que estava com uma infeção grave ao nivel do rim direito.
Assim que chegou o resultado da TAC e o médico pesaroso me informava que tinha uma pedra no rim com 8 mm que estava a obstrui-lo e a provocar toda aquela infeção,respirei fundo.
" Ah, é só uma pedra. Já pensava que era um cancro".
Somos tão idiotas , pensamos sempre que só o cancro mata.
O médico disse-me que teria de ser operada nas próximas horas, corria o risco de uma septicémia e, consequente morte.
MORTE.
Toda a vida ouvi queixas de cólicas renais. A minha mãe, cunhada, conhecidas , amigas. Mas ...morte? Como...morte???
Fui recebida no Hospital de Santa Maria pelo Dr João Almeida, urologista.
Explicou-me a gravidade da situação e disse que seria operada imediatamente.
Iriam colocar-me um cateter interno ( stent) de forma a que o rim funcionasse normalmente e pudesse posteriormente ser tratada a infeção para que mais tarde a pedra pudesse ser "destruida" com laser.
A intervenção correu bem e a alta estava prevista para o dia seguinte.
Mas, as análises sanguíneas não apresentavam melhoras significativas. Eu estava algaliada e a urina estava carregada de sangue. Febre.
Penso que , foi aí e após uma conversa com médicos e enfermeiros que me apercebi da gravidade da situação.
Disseram-me então que estive perto de uma septicémia.Que se não tivesse ido às urgências viveria mais um dia ou dois.
Julgamo-nos imortais, mesmo sendo cuidadosos. No entanto, por melhor que vos explique ou relate aquilo que passei, por mais testemunhos do genero que leiam, é necessário viver uma situação destas para sentir o "abandono do universo". Deixas-te efectivamente de considerar importante. Apercebes-te que não és nada. Que para além de falível és frágil. Que uma pedra de 8 mm pode ditar a tua morte .
E tu, com o teu 1.75 não podes fazer nada contra isso!
Prometes mudar de vida. Cuidar muito mais e melhor de ti.Beber muita àgua ( detesto àgua), alimentar-te condignamente, evitar todo o tipo de alimentos prejudiciais para a saúde.
Se tiveres uma segunda oportunidade , o detox não será apenas renal, mas pessoal.
Prometes poupar-te para o que mais interessa, deixar de fazer caridade com quem não precisa e se aproveita.
Fazes as pazes com Deus.
O ser humano precisa de um " Pai Celeste".
Precisamos todos de não nos sentirmos sós.Da Supremacia Divina. De Fé.
E eu tinha perdido a minha há muito.
Mas... quase desesperei.
E, fui atendida de um dia para o outro.
Não pelo Deus institucionalizado, mas pelo que vive dentro de mim.
A familia é importante e eu incrivelmente tive a minha comigo. Os amigos, amigas neste caso , sempre lá, sempre presentes, tenho-lhes uma gratidão infinita.
Finalmente ontem, terça feira, tive alta. Vim com consultas marcadas para casa, com tratamento por fazer, durante mais uma semana vou trabalhar a meio gás em  modo bedoffice.
É possivel que volte a escrever sobre este assunto, que me marcou muito.
Quis partilhar convosco, pelo carinho que tenho para com os meus seguidores, que apesar de não publicar garantiram diariamente tantas e tantas visitas diarias  ...incrivel.
Obrigada a todos. Cuidem-se.Prometam-me.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

21 comentários

  1. É uma história de vida triste, não somos nada neste mundo, as melhoras bjs

    ResponderEliminar
  2. Marta ainda bem que tudo está a voltar ao seu lugar!E que vais ficar bem certamente!Nós nunca sabemos quando estamos por um fio...há algumas semanas tive uma crise de mononucleose que me inchou gravemente o baço.Interroguei a medica se podia fazer isto e aquilo e ela sempre a dizer que não e eu sempre a interromper... até que foi ela que me interrompeu e disse: olhe é assim, vc faz o que entender, mas se o seu baço rebentar normalmente morre-se.Ui. E eu que há alguns dias atrás tinha feito caminhadas a bruta sem saber q estava tão no limite! Como vês também fui pateta.Temos q dar mais atenção ao nosso corpo Marta e felizmente o teu ralhou contigo antes que o pior acontecesse...e ainda bem!Agora melhora, melhora depressa!fazes falta por aqui <3

    ResponderEliminar
  3. És uma grande milher, mereces tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Possa! De facto muitas de nós (e falo por mim) temos a "mania" que somos supermulheres, e vamos aguentando muitas x as dores ou até outras situações que devíamos controlar e ir consultar o médico, deixando para outro dia, e outro, e outro. Obviamente que não devemos ir a correr ao médico por tudo e por nada, mas se o nosso corpo (e mente) nos dá sinais, devemos saber ouvi-lo e respeitá-lo. As melhoras (e vê lá se bebes água seja até disfarçada, como infusões, aromatizada...tens é de bebê-la, é tudo uma questão de hábito)! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Minha amada, muito obrigada por partilhar conosco, assim podemos também aprender e cuidar da nosso templo maior( nosso corpo). Desejo rápidas melhoras!

    ResponderEliminar
  6. Cuida-te mas é mulher!! Tu não passes por outro senão dá-nos a macaca e vamos desta para melhor (que susto!!) Quero a minha mulher "do norte" de volta!! Beijocas grandes e muito descanso ;-) <3

    ResponderEliminar
  7. Rápidas melhoras linda.
    Muito obrigada pela partilha
    Mil beijinhos
    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. ooooh :o as melhoras Martinha <3 tu és forte eu sei que és isto apenas foi mais uma pedra no caminho, desta vez um pouco literal demais para o meu gosto, cuida-te e deixa que te cuidem
    beijinho love you

    ResponderEliminar
  9. Rápidas melhoras, muito força neste momento e fé em algo ou alguma força maior!😄 A vida continua a sorrir te,por vezes situacões acontecem para nós tornarem mais fortes e aproveitarmos cada minuto das nossas vidas o melhor que pudermos! Tudo vai correr bem, vais ver😀 Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  10. Martinha, que sufoco...graças a Deus que estás bem....as melhoras e um beijinho grande

    ResponderEliminar
  11. Meu Deus, Marta! Como é possível?!
    Espero que estejas a recuperar bem e aproveita bem esta segunda oportunidade!
    Não quero imaginar o que te deve ter passado pela cabeça!
    Cuida de ti e rápidas melhoras!
    Uma beijoca***
    Visita e Segue: http://momentomaravilha.blogspot.pt:

    ResponderEliminar
  12. Que susto que deve ter sido! Sei bem quando as coisas acontecem assim de repente sem nada o prever. É assustador...
    Há cerca de ano e meio tive uma experiência parecida.
    Depois de uma gravidez não evolutiva e todo o processo, engravidei novamente. Cheia de medo, fiz a primeira ecografia, 8 semanas. Gémeos! Mas infelizmente um dos embriões já não tinha sinais de vida. Mas o outro óptimo! Um pequeno contratempo mas feliz por estar tudo bem. Dois dias depois, um sábado, aniversário minha mãe e do meu marido. Comecei cheia de dores nas costas, passa para barriga e já na perna. Nunca tinha tido dores tão fortes na minha vida! Urgências, com o bebe tudo bem, ninguém sabia ao certo. Depois de 2 dias em casa e a ficar pior, novamente hospital. Ressonância magnética, duas, o médico diz-me que suspeitavam de uma torção do ovário provocada por um quisto hemorrágico. "Vamos operar para ter a certeza do que é" disse o médico. WHAT?? E o bebé pensei eu... "Vamos fazer os possíveis...".
    A operação correu bem, era o que suspeitavam. Ovário e quisto removido. Bebé bem. Apesar de nervosa tive sempre uma certa tranquilidade porque sentia que ia correr tudo bem.
    O Afonso faz hoje 11 meses, nasceu óptimo!

    ResponderEliminar
  13. I know that feeling... Foi assim mesmo quando descobri aos 5 meses de gravidez que algo não estava bem com o meu ouvido e depois do parto descobri que afinal tinha um tumor, uma autêntica bomba relógio na minha cabeça.
    Tive que ser operada e a coisa era mais grave do que se pensava, por pouco não me salvavam o nervo facial e ficava com a boca ao lado e o rosto desfigurado...
    Fiquei com a sequela de que se mastigar para o lado direito não sinto o sabor de nada, só se comer para o lado esquerdo, e para alguém que quer um dia ter uma casa de chá e fabricar os seus próprios doces, irei precisar do palato inteiro e não o tenho. Mas podia ser muito pior, e jurei a mim mesma que depois (e se!) acordar da cirurgia a minha vida ia mudar muito. Tem mudado, acredita!
    Hoje vivo cada vez mais consciente que a vida é um sopro e tendo filhos ainda mais assustador se torna o facto de pensar que amanhã posso cá não estar pra eles e eu sei que sem mim eles serão merda, meros marginais mimados no futuro.
    A fé esteve sempre cá, mas houve momentos em que ela me falhou, em que perguntava porquê, como, porquê eu... Mas há sempre respostas pra tudo, é só preciso ter paciência que elas chegam!
    Desejo te as melhoras, e que sinceramente corra tudo bem, que tudo se componha porque tu mereces uma nova oportunidade!

    Beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Por vezes são mesmo 8mm que nos obrigam a questionar toda a nossa vida.
    Uma vida sempre feliz, Marta.

    ResponderEliminar
  15. Vou ser sincera, só hoje consegui ler até ao fim este texto que publicaste. Porque tenho medo da doença, porque já vi pessoas da minha família passei a passar por coisas assim más. Porque tenho medo da morte muito muito medo! És vista por mim como um exemplo de coragem e superação! Porque me revejo em centenas e centenas de textos que escreves!
    Não consigo exprimir, falar o que sinto!
    Desejo que fiques bem rápido mesmo com a disposição que me habituaste!
    Obrigada por tudo o que já me disseste e ajudaste!
    Beijinhos grandes e as melhoras rápidas!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!