O Limão e a Cosmética Caseira

O tema de hoje é mais sério que o habitual.

Todos os dias vejo pela web receitas milagrosas para a pele, alguns chamam dicas, truques baratuchos e juram a pés juntos que tais produtos são muito mais benéficos para a pele que qualquer produto de cosmética  feito em laboratório .
Quero pedir-vos que, por favor antes de qualquer experiência , peçam opinião a um profissional de saúde, seja ele farmacêutico, dermatologista ou mesmo a esteticistas credenciadas. 

O Limão 

Quando pensamos no limão , vem -nos quase automaticamente à cabeça a Vitamina C.
 A tal vitamina que está na composição de imensos séruns, cremes de beleza e que é indicada para a acne, as manchas e a luminosidade da pele. 

A maior parte das pessoas acredita piamente que o limão, por ser natural traz benefícios à pele.
 O limão tem 3 componentes relevantes em cuidados de pele:

- Vitamina C, sob a forma de ácido ascórbico
- Ácido Cítrico que é um alphahidroxiácido, esfoliante
- Niacina que é Vitamina B3 clareadora e anti- inflamatória.


 O problema são acima de tudo as quantidades dessas substâncias presentes no limão.
Variam tendo em conta o tamanho, a espécie, o cultivo, a altura da apanha e por aí em diante.
Falando numa análise média estamos a falar em 0,04% de ácido ascórbico , 5% de ácido cítrico e 0,0001 de Niacina.
 Em suma, um esfoliante químico.
Se ainda assim o considerarem como esfoliante químico existem “pormenores” aos quais devem dar atenção.
O limão não tem apenas estes 3 compostos, tem imensos outros. Destaco aqui os mais nocivos como a FURANOCUMARINAS, que são fototóxicos, cuja função é proteger a planta dos fungos. 
Na presença de raios UV atuam como numa ameaça real fúngica, basicamente provocam queimaduras
PSORALENO é também um metabólito fotossensibilizante, é um estimulante da produção de melanina, que é usado no Vitiligo porque faz os melanócitos trabalharem mais e taparem a zona branca.  Ainda acreditam que o limão aclara a pele??
As fragrâncias deste fruto, embora agradáveis ao nosso olfacto são irritativas para a pele.
Resumidamente o que o limão vai oferecer à vossa pele seja em sumo puro ou misturado com outras coisas  é  queimaduras, manchas e irritação.
Os leucodermas ( pesquisem nas fotos do Google, precisam ver para não terem sequer a tentação de seguir as mezinhas caseiras que abundam na blogosfera, YouTube e outras redes sociais )  são consequência do uso do limão nesta espécie de cosméticos naturais que têm outro contra.
Ao contrário dos cosméticos controlados, feitos em laboratório não têm conservantes. 
E eu perdi a conta à quantidade de vezes que vi  pseudo-experts dizer que guardam os produtos no frigorífico e vão usando. O limão é orgânico. Degrada com o tempo. 



O limão é juntamente com a exposição ao sol das maiores causas de manchas! Dou o exemplo da Fitofotodermatose, manchas provocadas por esse fruto que para tantas entendidas em beleza é uma das maravilhas do Mundo para a pele. Essas manchas são na verdade queimaduras causadas pela reação de um componente químico com o sol.


O ácido cítrico não remove nem trata ou diminui poros. Muito menos os fecha. O que faz é uma esfoliação à superfície da pele.


Para os poros procurem produtos como gel de lavagem ou tónico com ácido salicílico, esse sim ótimo para poros e prevenção e tratamento da acne.


Nao é apenas o limão o vilão da pele nos tratamentos caseiros , o Bicarbonato de Sódio que altera totalmente o Ph da pele, torna a pele mais sensível e propensa a irritações, mais manchas  destrói as defesas naturais da pele.
Portanto como diz a minha amiga, que tanto me tem ajudado com as minhas mil e uma questões de pele e é a minha fonte em simultâneo com as minhas próprias pesquisas, bebam limonadas, esqueçam o uso de limão para a pele. E já agora, bicarbonato só para uso culinário.



Cuidado com as dicas que podem provocar danos sérios na vossa saúde.

Ela é bem mais preciosa que qualquer fascínio que possam ter por pessoas com as quais sintam empatia ou admiração.



Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

2 comentários

  1. Eu uso limão é em limonada mesmo, nunca o experimentei na.pele...
    Gostei do post

    ResponderEliminar
  2. totalmente ao contrário do que sempre ouvi dizer e vi youtubers falarem.. 😯😯😯 realmente!!! 🐈 por 🐒.. obrigada pela informação Martinha... beijinhos...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!