Imperfeita

Penso que seja a primeira vez, em um ano de blogue, que tire a capa, e vos venha falar de um dos maiores traumas que tenho desde os meus 23 anos.
As oscilações de peso.
Tenho 1,74 aproximadamente, e sempre me achei gorda. Sempre, desde as primeiras formas na adolescencia. Era a mais alta, depressa ganhei ancas, formas de mulher, peito de mulher (perfeito desde sempre, confesso) , mas via todas que me rodeavam desenvolverem com uma lentidão diferente e isso sempre me fez sentir gorda.
Na verdade, tornei-me um mulherão aos 14 anos.
E em casa brincava com as minhas Barbies, lia os meus livros "uma aventura".
Na rua era seguida por tarados. Detestava !
Achava que os homens eram todos uns deficientes mentais que viviam de pénis na mão atrás de mim.
Por isso preferia ter como idolos o Tom Cruise e outros bem longe e inacessiveis.
Tinha um amigo homem, que andava sempre comigo, que sempre me respeitou, defendeu, achava o maximo as historias dele e das suas namoradas e perto dele sempre me senti protegida .
Ainda conservo esse amigo.
Lembro-me da primeira vez que verbalizei o facto de me achar gorda com uma colega, isto ja no 8º ano e ela me olhou com os olhos muito abertos e chamou louca.
Os adolescentes não têm mesmo noção dos seus corpos.
Enfim, aos 23 anos tive uma depressão enorme. cheguei aos 87 kgs. Aguardava uma consulta de nutriçao, pesei-me e comecei a chorar descontroladamente quando vi o peso.
Fui encaminhada para psicologia.
Em poucos meses cheguei aos cinquenta e poucos kgs.
Então, a gorda, passou a ser esqueleto. E ganhei qualidade de vida, custou me de inicio sim, os comentarios das pessoas eram muito maldosos. Tão maldosos como quando era gorda.
Só que, enquanto estas gorda, apontam te de gozo, quando es magra apontam-te de inveja.
Cada vez que me criticavam de ser magra era para mim o maior elogio que podia ter.
Ir a algum lado experimentar roupa e dizer... "está enorme..." é o sonho de qualquer "ex gorda".
Passados uns anos, engravidei do Henrique, ganhei quase 30 Kg!
Hoje com 37 a minha vida tem sido ganha 30 , perde 30.
Sempre.
Não deprimo quando estou mais gorda. Para dizer a verdade sou muito mais feliz quando tenho quilos a mais do que quando tenho peso a menos. Ja consultei endocrinologistas, mas o meu problema é acima de tudo sistema nervoso e hormonal.
Sou de fases, entrei agora numa fase de novamente perder o peso ganho desde que estou com o Santi em casa. Ele proprio ganhou 9 kgs com o sedentarismo que o problema nos pés o obrigou.
E ontem lembrei me de, imaginem a loucura, colocar uma selfie no instagram de bikini.
Não sou perfeita. Estou longe de ter as medidas certas. Assumo o inicio de um processo.
Mas aceito-me.
Sem grandes floreados, sem fingir que sou top model sem maquilhagem, apenas com uma moldura gira para que não fique uma foto tão crua.
Não posso ser mais ninguem. Por isso, gosto de mim como sou. e tentarei sempre ser melhor,com 37 ou 73.

Assume-te. E gosta de ti mesma. Beijinhos!

post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

12 comentários

  1. Como te entendo, desenvolvi muito cedo e sempre oscilei de peso. Não gosto de mim mais gorda, não pelo que vejo ao espelho mas pela apatia e sensação de cansaço. Mas também sei que se melhorar a alimentação volto rapidamente ao peso normal, e o meu colesterol também agradece, mas sou tãoo gulosa :D
    O meu maior problema com as oscilações de peso são as estrias que ganhei ao longo dos anos! Essas sim me chateiam :/

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho muita tendência para engordar e não gosto nada de estar gorda, deprimo. Agora estou outra vez numa fase mais gorda, estive muito bem há 3 anos atrás mas fui recuperando pouco a pouco o peso todo que perdi, distraí-me com outras coisas da vida. Agora é muito difícil voltar a ficar em forma, mas vou continuar a esforçar-me para que isso aconteça. Um dia destes também tenho que ir ver como anda a minha tiroide, estou com algum receio porque as mulheres da minha família têm problemas e na última análise a minha estava quase no limite.

    ResponderEliminar
  3. Oh mulher!!! Tás LINDAAAA! OPTIMAAAAA!!!
    Fala a mulher gorda e com estrias. Mas são minhas! Tudi tudi MEU! Quem não gostar badamerda!
    Muahhhh

    ResponderEliminar
  4. Desculpe Marta mas ao ler este post,parece que estou a ler sobre mim...tenho 37 anos tive o primeiro filho um mes depois de fazer 18,engordei 32 quilos! Imagine com 18 um filho nos braços e 32 quilos a mais ,eu que nunca tinha sido propriamente uma pessoa magra,sempre fui grande ,gorda e desajeitada como eu sempre me considerei.Foram tempos muito complicados,a perder a ganhar peso nunca mantendo um equilibrio.Agora fui mãe a quinze meses atras não engordei nada ,alias desde os 35 que comecei a perder peso e tenho conseguido mante-lo,nao estou muito magra mas estou melhor do que estava,mas a verdade é que os fantasmas estao todos cá e de pouco adianta perder o peso se a imagem que vejo refletida no espelho é sempre a mesma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Carla, este post deixou as pessoas confusas. A maior parte olhou para a foto e achou que estava uma mulher normal. Eu olho para la vejo uma mulher gorda. O importante é a forma como nos sentimos. O gordo nao tem que ter bocados de tecido cutaneo a cair, nem 3 barrigas, nem barrigas proeminentes. Na maior parte das vezes esta na nossa cabeça e dificilmente terá cura. Esta falta de noção da propria imagem que temos, é preocupante. No espaço de um mês ja perdi o equivalente a ter baixado dois numeros . É incontrolavel.

      Eliminar
  5. eu vejo uma mulher muito atraente, linda.. que parece ter uma pele suave e macia, bem sensual,, com curvas e contracurvas que deixam qualquer homem a desjar e qualquer mulher a invejar!!
    beijinhos
    http://beautydemulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Deixa-te de coisas que estás mais que bem! Lindona! Já eu, que sempre fui magra, agora oiço boquinhas do tipo "estás mais cheínha" e bla bla bla...

    ResponderEliminar
  7. Eu oscilo de peso com as estações do ano lol... Inverno engordo sempre 5 kgs e Verão perco sempre 5 kgs. Ultimamente é que tenho feito um esforço para manter o que perco no Verão lol... Mesmo assim ainda me acho um bocadinho gorda, mas porque preciso de firmeza no corpo...

    ResponderEliminar
  8. Oh Martinha, não fiques assim, eu tb sou de oscilações mas tive um ano em 2006, que tive uma depressão e fiquei com anorexia nervosa dos meus 84 kgs e 1,64, fiquei com 47 kgs e sentia-me feliz mas não me fez bem, hoje desde que tive os gêmeos o meu peso aumenta e diminui e isso deve-se a SOP( síndrome de ovário poliquistico) e do hipotiroidismo,mas pensa o melhor é teres quem te ame pelo que és e como és. Bjinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!