Alergias Solares

Com o verão à porta, o tempo de exposição solar é maior não só pelo clima, niveis de radiação e pelas “famosas” idas á praia…
Apesar do sol ser muito importante para todos os seres vivos, e no caso dos humanos (pelo menos) ser muito importante para a formação da Vitamina D, também pode trazer consigo muitos efeitos nefastos, nomeadamente alergias solares, que são mais prevalentes nesta época do ano.
A “alergia ao sol”, como é conhecida, ocorre em 10% da população, especialmente em mulheres caucasianas entre os 15 e os 35 anos. As alergias solares mais frequentes são a lucite estival benigna e a erupção polimorfa solar.
Como surge?
A causa mais provável é os raios UVA penetrarem mais profundamente a pele que os raios UVB…
Principais sintomas?
- manchas avermelhadas na pele e de contorno irregular;
- as manchas abrangem mais as áreas da pele expostas ao sol (braços, mãos, rosto e zona do decote);
- prurido intenso;
- comichão intensa;
- sensação de queimadura;
- formação de pequenas bolhas brancas.
Tenho estes sintomas… terei alergia solar?
Não necessariamente. Pode tratar-se de uma simples irritação de pele (ex. mexer em detergentes ou tintas), picada de insetos, pelos de animais ou eczema. Por outro lado, há doenças ou problemas de saúde que causam efeitos semelhantes mas que não são alergias solares nomeadamente lúpus eritematoso, dermatite atópica, alergia a medicamentos, alimentos e até mesmo o contacto com certos tecidos , bijuterias, plantas e intoxicações alimentares.
Como prevenir o aparecimento de uma alergia solar?
Usando protetor solar 50+ ou até 100+ específico para alergia solar (ex. “ISDIN 100+ Solar Allergy”), evitar a exposição solar nas horas de maior calor (11-16h), usar roupas de algodão e chapéu de abas largas, não expor-se ao sol se tiver a fazer alguns antibióticos (ex. tetraciclinas) e corticoides (ex. cortisona).
Como tratar uma alergia solar?
com receita médica: imunomodeladores e anti-histamínicos (ex. hidroxizina);
alternativas de venda livre: anti-histamínicos (ex. actifed e cetirizina), antioxidantes (ex. vitaminas com selénio, vitamina C e E), cremes para alergias solares com SPF 100+ (serve de prevenção e tratamento), cremes para pele atópica e seca (ajudam a atenuar sintomas), gel com calamina e aloé vera (efeito calmante) e cremes reparadores de pele (ex. Avene Cicalfate e Bioderma Cicabio);
em casa: tomar banho de água fria e passar água termal nas zonas afetadas para aliviar sintomas e hidratar a pele. Comer frutas com poder antioxidante tais como kiwi, laranja, limão, damasco e melão assim como legumes e cenouras.
ATENÇÃO: Grávidas e crianças pequenas devem ir logo ao médico dermatologista ou ao alergologista se tiverem estes sintomas e nunca colocar produtos típicos com anti-histamínicos na pele pois neste caso podem fazer pior! 


Agradecimentos Dra Ana Quendera

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!