Complexidades

O ser humano é complexo. Quanto mais inteligente, maior a insatisfação, provavelmente maior a expetativa e, muitas vezes maior o grau de pessimismo.

Assim que a expetativa dá lugar à concretização de algo, em vez de gratidão, realização e alegria, nasce um vazio. E criamos novas metas, porque precisamos  de competição continua. 
É um erro pensar que a vida corre bem aos outros e que a nossa é mais complicada.
 Podemos descomplicar tudo. Mas, a pseudo iluminação espiritual não passa de uma utopia. A inteligência tem um preço. 
É o desassossego. A insatisfação. Queremos sempre mais e melhor. Não nos chega qualquer coisa( especialmente se nos referirmos a relacionamentos).
Falta um deus nas nossas vidas.
 Mas, a maioria de nós prefere acreditar no que tem explicação. A ciência
Criamos doenças com as nossas frustrações e graus de exigência.
Ansiedade, stress, depressão,obsessões,distúrbios de personalidade e alimentares, que originam tantos outros males.
Passamos a vida a lamentar não termos agido desta ou daquela forma e a planear o amanhã, quando devíamos viver plenamente e apenas  o hoje.
Não tem nada de mal. Julgamo-nos conscientes. Queremos acertar em tudo. Ser os deuses da nossa existência. 
Não somos perfeitos, os nossos próximos também não e isso choca-nos. Magoa. Constrange. Obriga-nos a questionar tantas e tantas vezes a nossa vida.
Os demais não sabem, mas travamos guerras interiores infinitas. E se nos pedem orientação e nos mostramos indisponíveis , na maior parte das vezes é porque nos falta solução para equações  tão simples nas nossas vidas, que não nos atrevemos a errar dando palpites sobre as dos outros.
Um dia de cada vez. É esse o segredo. Viver cada momento, conscientes da sua efemeridade. 
Disfrutar do que a vida nos dá. Dos sorrisos, dos abraços. Sem pudores nem julgamentos.
Aceitar a felicidade mesmo que não venha da forma que pensámos que viria. Senti-la, acima de tudo.
Questionar menos. Procurar menos explicações.
Respirar fundo. Não fazer comparações. Cada um de nós é unico na sua essência, não havendo lugar para comparações. Aceitar o que vem por bem. Perdoar as mágoas. Afastarmo-nos do que nos é tóxico. Amar quem nos faz bem. Quem é do bem
Cuidar das nossas feridas como cuidariamos se fossem dos que amamos. 
Ter a noção que ninguém sabe tudo. E a humildade de seguir em frente perante o que não compreendemos e não nos afeta de forma alguma. 
Evitar julgar
Aproveitar cada momento feliz, e interioriza-lo, eternizá-lo.
E aceitar que vivemos da melhor forma que sabemos.



Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Tão profundo e tão verdade. O ser humano é incompleto por natureza. O pior é que acaba por deixar passar a vida sem a aproveitar. Um beijinho Marta

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!