Covid 19- Pfizer, 1° dose


Vamos lá a ser honestos, no início, todos nós desconfiamos das vacinas , que parecem ter sido feitas à velocidade da luz.
Ainda agora, não posso dizer que confio plenamente na sua eficácia, afinal, sabemos que para criar uma vacina, por mais que a tecnologia esteja avançada, está longe de ser um processo igual para todos os vírus, e pode ( quase sempre) tornar-se moroso um resultado satisfatório biocompativel.
Mas a verdade é que a covid 19 levou-nos muita gente, mais do que estávamos à espera, alterou toda a nossa vida, a forma de contactar, socializar e deu-nos a sensação que estávamos em guerra, quase que numa lei marcial, obrigados a ficar em casa para nossa segurança. 
Assim que começaram a ser agendadas as primeiras tomas e apesar dos relatos de efeitos secundários indesejados, do eventual risco de embolia, tromboses etc decidi que sim, que deixaria as minhas teorias da conspiração de lado e levaria a vacina 
Não quero com este texto desencorajar quem pretende ser vacinado mas, sinto que devo contar a minha experiência.
Dia  21 de Junho, chegou o dia da minha primeira dose. Nesse dia  levei a minha avó de 92 anos , que não teve qualquer tipo de reação na primeira toma e ia levar a segunda.
Logo após a toma da vacina senti algumas vertigens, que desvalorizei e associei à ansiedade.
Levei a minha avó a casa e tentei ir fazer uma caminhada. Fui. 
Ao fim de uns minutos, começo a sentir arrepios de frio, a transpirar horrores, com a sensação que a qualquer altura iria cair para o lado. Fraqueza, vômitos, sonolência, dores em todas as partes do corpo, músculos, articulações confesso que não estava de todo à espera disto.  Enxaquecas terríveis. 
Sabia que algumas pessoas relatavam situações parecidas mas que a maioria ficava apenas com a tal dor no braço ( que quanto a mim foi irrelevante tendo em conta o mau esta geral).
Fui ao hospital, o enfermeiro referiu que estaria com sintomas de covid, cheguei a pensar que não sairia dali sem o teste, mas felizmente o médico que conheço desde miúda chamou-me e confirmou que eram de facto os efeitos secundários da vacina e que sim, acontece a muita gente. Devido ao edema das pernas e ganglios linfáticos vim medicada . Antes de tomar a decisão de ir ao Hospital Cuf liguei para a linha de assistência Médis onde fui atendida e aconselhada de uma forma quase familiar, uma simpatia, atenção e cuidado que não aconteceu quando liguei para a saúde 24..
Hoje de manhã a enfermeira da Médis ligou-me para saber como estava, realmente preocupada, quis saber tudo e mais uma vez sinto-me muito feliz por ter feito este seguro de saúde que está alargado ao nosso agregado há cerca de 13 anos e nunca nos desiludiu.
Levem a vacina, mas preparem-se porque podem efetivamente haver reações indesejáveis, o que não significa que não deviam ter levado a vacina( embora se arrependam umas 300 vezes quando se sentirem mesmo muito mal). Ou podem fazer parte dos sortudos que não sentem nada.
Protejam-se!

Vacina Pfizer




Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!