A pele tem memória... não te esqueças

Hoje fui a um diagnostico de pele num especialista. Costumo ir ao dermatologista de duas a três vezes ao ano devido a um susto que apanhei há cerca de 4/ 5 anos atrás. Os sinais e manchas estavam irregulares, notava-os maiores e como tinha feito uma grave alergia solar no ano anterior consultei o dermatologista. Depois do médico avaliar cada centimetro do meu corpo ( mesmo) , proibiu me de qualquer tipo de exposição solar desprotegida. Praia nem pensar. Tive que ser avaliada no sentido de despistar um pré cancro pela irregularidade e cor de alguns sinais.
Até hoje não voltei à praia, embora o médico me tenha dado alta e liberado o sol com proteção nas horas de menor calor.
O susto foi imenso.
Recordo que o meu pai faleceu de Lupus eritmatoso sistemico. Uma doença que ataca não só os orgãos vitais mas o maior orgào que temos, a pele, e talvez por isso tenha este medo e necessidade de proteger tanto a minha agora que tenho conciencia da sua fragilidade.
Não é apenas no Lupus que o Sol é inimigo. Felizmente não tenho Lupus.
Sabemos que o Sol é o responsavel do envelhecimento cutaneo, e de muitas doenças de pele.
Hoje pude observar com diferentes tipos de luzes especificas e ampliações as manchas que tenho no rosto e as que tenho já subcutaneas. É assustador.
A pele tem memória. O sol que apanhamos antes dos 18 anos irá refletir se na nossa pele pelo resto da nossa vida.
Por maiores que sejam os cuidados que tenha na pele, conseguirei no maximo luminosidade no rosto, controlar o nivel de oleosidade, e hidratar. Dificilmente me livrarei das manchas que muito precocemente "programei" ter e a genética me ofereceu.
Palavra de ordem: Proteger muito a pele todo o ano! Existem já no mercado protetores solares especificos para peles pigmentadas.
Factor 50 SPF sempre.
Limpar, tonificar e hidratar a pele desde a adolescencia.
Ter o máximo cuidado com as crianças.
Visitar um bom dermatologista sempre que necessario. Os cuidados com a pele são cuidados de saude.
Qualquer duvida, se eu puder ajudar , digam por favor.


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

5 comentários

  1. Excelente post. Eu apanhei até hoje uma grave queimadura solar devia ter uns 13 anos, porque na altura não existiam tampões e eu fiz birra e meti-me ao sol, uma tarde inteira...os meus pais não me disseram nada, não me colocaram protetor e à noite tiveram de me levar para o hospital com 40 graus de febre. Desde esse dia que nunca mais fiquei vermelha sequer, uso sempre protetor. Uso 50 no rosto, pescoço e peito, no resto do corpo uso 50 nos primeiros dias e 30 nos seguintes. Mas também estou muito tempo debaixo do chapéu de sol...E a minha família...besunto-os a todos! <3 Obrigada pelo esclarecimento. Gostei de ler e vou partilhar.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito. Estou parva, Quando era novinha não me protegia e agora estou a pagar por esses erros.
    E tu minha querida protege essa pele linda, eu gosto mais de uma pele branquinha que uma morena

    ResponderEliminar
  3. Na praia até as 11:30h a partir dai enfio-me debaixo do guarda sol!! Eu quando era mais nova era estúpida, apanhava com cada escaldão mas não não, deixei-me disso, protector alto (não importa se fique gasparzinho) muita agua (vejo tantos pais a darem sumos e refrigerantes na praia, só desidrata mais mas ta bem), chapéu na cabeça e nas vagas de mais calor, toca a levantar e sombra!!!

    ResponderEliminar
  4. Eu uso no rosto o protetor da isdin, para pele pigmentada, fator 50 (diz la qq coisa 100, mas duvido) e reponho umas 5 vezes durante o dia por ser fluido funde-se com a maquilhagem.Todo o cuidado é pouco!Ainda para mais o meu melasma agrava muito nesta altura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos duas... ja viste nas fotos de hoje como estou sardenta/manchada?

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário!