Irmãs... porque eu decidi!

Se existe algo que me consome, me entristece, me revolve as entranhas são as injustiças e a discriminações.Seja pela fé que cada um profeça, por ideologias politicas, clubisticas, enfim... sabemos bem que foi assim que começaram as grandes guerras, aue morreram milhões de inocentes.
Vivemos num Mundo, que partilhamos com pessoas tão ignorantes ou, simplesmente MÁS, que se afastam até de quem parece estar doente , temendo adoecer também.
Quando era criança e durante a doença do meu pai que sofreu horrores padecendo de um Lupus descontrolado e sem os meios e conhecimentos médicos de hoje em dia, eu própria fui proibida de brincar com algumas crianças porque os pais tinham medo que os filhos apanhassem a doença do meu pai.Nem o Lupus se contagia, nem uma criança dos 9 aos 15 está preparada para lidar com este tipo de atitude por parte de adultos desinformados, pouco esclarecidos.
E digo-o porque conheço casos que ocorreram a doentes de asma( e eu tenho asma), cancro ( "afasta-te que ainda apanhas o mal") ,Sida ("Marta,não devias falar com ela, sabes que a tua colega tem sida?") entre outros.
Mas, tão grave ou talvez mais que isto é pensar que alguem é inferior por ser preto. Ou negro.Não sei  qual a palavra que preferem. Porque digo-vos sinceramente, duas das mulheres que mais admiro e que mais têm em comum comigo são negras.
Vou falar-vos de uma em especial, a Suzana.
A Suzana é dócil, meiga e tem uma personalidade forte, no entanto tem sempre receio de magoar alguem com o que diz.Está "habituada" a que a destratem pela sua cor. Embora tenha orgulho na sua Cor de Ébano, mede cada palavra para não deixar constrangido seja quem for.Já quis abandonar projetos da vida dela e ser apenas uma mulher trabalhadora que luta diáriamente no Reino Unido por uma vida que este país não lhe conseguiu dar.Com o marido e os filhos.
Mas , como todos nós, e como a minha outra irmã negra , precisa de apoio.Todos precisamos de uma mão que nos guie ou simplesmente segure a nossa e a aperte com força. De uma voz ou de um grito que nos fique gravado de uma vez por todas na alma que fazemos a diferença para alguem.Que somos admiradas.
E eu admiro ambas pelas suas almas generosas que transbordam amor pelo próximo.Das quais nunca ouvi palavras ofensivas acerca de ninguem. Se existem pessoas tóxicas, estas duas mulheres são o oposto. Trazem a Paz e o sorriso para quem com elas tem o privilégio de privar.
O meu repúdio vai para todos aqueles que ainda acreditam que a cor da pele os torna superiores. Eu gosto sim, da cor da minha pele, nem sempre gostei de ser "Branca-de-Neve, mas é a cor que tenho, aprendi a gostar de ser desta cor.
Menosprezar ou tratar alguem de forma inferior seja porque os familiares foram corridos de Africa( e os meus foram... ),ou porque ligam os negros à escravatura ou à pobreza é tão descabido como o Hitler se ter esquecido que ele próprio não era Ariano e querer a supremacia da raça Ariana.
Este é um dos grandes alicerces da nossa sociedade que ainda está pouco sólido. O preconceito. Existem pessoas brilhantes de todas as cores, como existem péssimas pessoas de todas as raças e credos.
Cada vez que sou confrontada com uma situação que ocorre a uma destas minhas "irmãs" referente a racismo,ou a qualquer outra pessoa do meu circulo tomo as suas dores. Porque de uma ou outra maneira todos nós somos vitimas de preconceito. Podemos fingir que não.Que está tudo bem, Que podemos bem com isso.Sinceramente pouco me afectam os ataques à minha pessoa.
Mas muito me dizem de quem os faz, a mim e aos meus.
Podem até dizer que se sentimos preconceito é porque temos crises de auto-estima.
Não.
Somos astutas,inteligentes, aprendemos a estudar as pessoas e os seus comportamentos.
Quem necessita de se valer de um insulto preconceituoso ou de tentar rebaixar alguem usando algo como a cor da pele... só tenho a dizer:
Por favor, não sejas tão pouco.
Dedicado a Suzana Moreira e Irina Dupret

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

4 comentários

  1. Se a intencao era deixar me com as lagrimas a escorrer e o coracao cheio de felicidade, pronto conseguiste!!!
    Porque a descriminacao nao tem so a ver com a cor
    Amo tu minha Diva/deusa/irma
    Nunca mudes beijo

    ResponderEliminar
  2. Não há palavras, eu é que agradeço-te por deixares-me fazer parte do teu mundo, obrigada minha jóia,

    ResponderEliminar
  3. Amei, amei, amei....
    Eu também tenho uma perola negra na minha vida. A minha Negrinha Zu. Um doce de menina que trago sempre no meu coração.
    Tu és mesmo especial <3

    BeijinhoBom*

    ResponderEliminar
  4. E se não víssemos cor, seria diferente?? E se fossemos todos o mesmo, não haveria guerras??!!.. Hummm, dá que pensar.. Mas mesmo assim prefiro diversidade!! =) Muito bem menina Marta ;-)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!