Por falar em Liberdade...


Hoje venho falar-vos de liberdade.
Liberdade que ganhámos após o 25 de Abril de1974.
Essa liberdade, permite que nos manifestemos livremente acerca de tudo. 
Podemos passar por um mendigo na rua e dizer-lhe que está a sujar a paisagem. 
Podemos mandar indiretas nas nossas redes sociais a insultar de todos os nomes as pessoas que fazem isto e aquilo( não podemos dizer nomes , ou a coisa corre mal e ainda acabamos por ter que ir prestar declarações por insultar alguem publicamente).
Podemos até dizer e escrever( por detrás de um computador somos fortalezas não é??) que os “velhos” não fazem falta, que os deficientes são pesos para a economia, que quem não trabalha devia morrer.

Como é fácil criticar, e mostrar a escuridão em que vivem...

Como é fácil aproveitar o 25 de Abril para gozar, dizer “ umas verdades” ,purgar frustrações e dar outro sentido a uma data que foi importante para coisas tão maiores como a liberdade que a imprensa tem agora para nos informar do que se passa, sem censura, o poder de voto, a emancipação feminina.

Talvez nem entendam do que falo. Nasci depois do 25 de Abril, mas o nosso país demorou anos a habituar-se à liberdade, acho mesmo que ainda estamos em período pós ditatorial, ainda não há equilíbrio.

Fico triste quando vejo pessoas cheias de maldade justificarem a sua falta de educação com a liberdade de expressão.

Liberdade é muito mais que poder dar a sua opinião sobre o cabelo, unhas , rosto e corpo de alguem.Sobre o facto da forma como os outros vivem a vida.  Se o que vai dizer não vai acrescentar nada, para quê falar?

“ Ah mas ela pediu opinião, só estou a dizer o que penso”

Então, imagina que alguém de quem gostas muito, uma filha, uma mãe tem algumas limitações e faz algo, com todo o empenho, e vem um monte de gente dizer “ tá péssimo, tu não sabes fazer isso!”

Diz a verdade... aproveitavas a liberdade para te expressar com um sopapo na cara da pessoa não?
Vontade não faltaria.
O que eu quero dizer, é que com ou sem limitações , e por mais francas que sejamos, devemos sempre , independentemente da pessoa com quem estamos a falar , pensar se o que nos sai da boca ou neste caso do teclado, não vai prejudicar, magoar. Coloque-se no lugar da pessoa em questão.

Faça o já. A vida tem formas incriveis de nos mostrar o que é estar na pele do outro. 
Ninguem sabe se amanhã será você a querer fazer melhor, a querer partilhar as suas conquistas.
Nada é garantido na vida. Só a morte.

Portanto, antes de ferir seja quem for, pense.
Mas pense muito. 

Sejam felizes!


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!