Hoje venho falar-vos de liberdade.
Liberdade que ganhámos após o 25 de Abril de1974.
Essa liberdade, permite que nos manifestemos livremente acerca de tudo.
Podemos passar por um mendigo na rua e dizer-lhe que está a sujar a paisagem.
Podemos mandar indiretas nas nossas redes sociais a insultar de todos os nomes as pessoas que fazem isto e aquilo( não podemos dizer nomes , ou a coisa corre mal e ainda acabamos por ter que ir prestar declarações por insultar alguem publicamente).
Podemos até dizer e escrever( por detrás de um computador somos fortalezas não é??) que os “velhos” não fazem falta, que os deficientes são pesos para a economia, que quem não trabalha devia morrer.
Como é fácil criticar, e mostrar a escuridão em que vivem...
Como é fácil aproveitar o 25 de Abril para gozar, dizer “ umas verdades” ,purgar frustrações e dar outro sentido a uma data que foi importante para coisas tão maiores como a liberdade que a imprensa tem agora para nos informar do que se passa, sem censura, o poder de voto, a emancipação feminina.
Talvez nem entendam do que falo. Nasci depois do 25 de Abril, mas o nosso paÃs demorou anos a habituar-se à liberdade, acho mesmo que ainda estamos em perÃodo pós ditatorial, ainda não há equilÃbrio.
Fico triste quando vejo pessoas cheias de maldade justificarem a sua falta de educação com a liberdade de expressão.
Liberdade é muito mais que poder dar a sua opinião sobre o cabelo, unhas , rosto e corpo de alguem.Sobre o facto da forma como os outros vivem a vida. Se o que vai dizer não vai acrescentar nada, para quê falar?
“ Ah mas ela pediu opinião, só estou a dizer o que penso”
Então, imagina que alguém de quem gostas muito, uma filha, uma mãe tem algumas limitações e faz algo, com todo o empenho, e vem um monte de gente dizer “ tá péssimo, tu não sabes fazer isso!”
Diz a verdade... aproveitavas a liberdade para te expressar com um sopapo na cara da pessoa não?
Vontade não faltaria.
O que eu quero dizer, é que com ou sem limitações , e por mais francas que sejamos, devemos sempre , independentemente da pessoa com quem estamos a falar , pensar se o que nos sai da boca ou neste caso do teclado, não vai prejudicar, magoar. Coloque-se no lugar da pessoa em questão.
Faça o já. A vida tem formas incriveis de nos mostrar o que é estar na pele do outro.
Ninguem sabe se amanhã será você a querer fazer melhor, a querer partilhar as suas conquistas.
Nada é garantido na vida. Só a morte.
Portanto, antes de ferir seja quem for, pense.
Mas pense muito.
0 comentários
Obrigada pelo teu comentário!