O que é o artigo 13?

Muito se tem dito acerca deste artigo, que a ser posto em prática, vai afetar também a ti.

Há já algum tempo que em plataformas como o YouTube funcionam sistemas de deteção de copyright, nomeadamente em músicas Um autor faz um video e, caso use uma música de outra pessoa por segundos, a monetarização desse video , em vez de ir para o autor do video, vai para o proprietário da música, na sua totalidade. Até aqui... entendo, embora não concorde.
Longe vai o tempo das cassetes piratas. Neste momento, sob a desculpa de ser para proteção dos utilizadores, um criador de conteúdo perde o valor que o youtube lhe pagaria pelo número de visualizações, montante esse que é pago aos supostos usurpados. E muitas vezes o video é tirado do ar. 
Maaaas... houve quem achasse pouco. Então, foi  aprovado um artigo no parlamento europeu, que visa proteger todas as marcas registadas e não só.
Tudo o que for publicado não deve exibir qualquer referência a marcas, nem conteúdo ( desde videos amadores a profissionais) alheio, músicas e menções .
Com isto, acabam- se as redes sociais,como as conhecemos, porque o parlamento determinou que a responsabilidade do que é publicado é das próprias , e o YouTube já se pronunciou, dizendo que , a ser posto em prática , o YouTube não tem como pagar os direitos de autor de milhões de vídeos já publicados ou que venham a surgir.
Assim como o YouTube, o mesmo se passará com o instagram, Facebook e restantes redes que partilham imagens. 
Aguarda- se a especificação do artigo em causa cujo teor deverá ser diferente segundo aquilo que cada país decidir. Pode demorar dois anos, mas tenho sérias dúvidas que vá apenas proteger a propriedade intelectual. Parece- me algo restritivo e limitativo.
O que fazer? Reagir. Mostrar oposição a este artigo  já aprovado que , quanto a mim é exagerado e feita por pessoas que não têm ideia de como as suas vidas serão afectadas, ainda que indirectamente.
#saveyourinternet








Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!