Deste Porto que é tão meu

Cada vez que venho para o Porto , sinto como se soubesse de antemão que vou ser tomada por um turbilhão de sentimentos dificeis de explicar em palavras.
Perguntam-me amigas de Lisboa, meu distrito natal, como é possivel sentir maior afinidade e "ver" mais luz neste Porto que a quase todos parece triste e sombrio. De facto, as publicações que leio acerca desta cidade , feita por quem não alberga o Porto na alma são de quem o vê como uma cidade interessante, bonita, com restaurantes tipicos e outros ilustres, edificios históricos, pontes que são o ex libris da cidade e pouco mais.
Mas o Porto... o Porto é tão mais que isso...
A começar pelas pessoas. A grande maioria, que tem orgulho no berço que tem. Nem de ouro nem de prata. Berço de quem diz e escreve PORTO a maiusculas e se orgulha de ser Porto e não do Porto.
Cidade onde pode vir quem vier por bem, onde na mesa cabe sempre mais um, onde uma discussão pode azedar se não concordamos e se excumunga até à quinta geração, mas sem maldade. Afinal, é forma de ser. Frontalidade é forma de ser, por aqui não há mansos. Há quem diga o que lhe vai na alma, quem fale e pense ao mesmo ritmo, ganha-se em saúde e em tempo. Raros os que vão para casa engasgados pelo que ficou por dizer.
Se tens a graça de agradar a um destes nortenhos, fazes um amigo para a vida. Presente nos bons e maus momentos  . Capaz de fazer por ti o que nem a tua familia fez. Porque para eles primeiro está a familia e amigos são familia.
Tens que gostar de francesinha. E se não gostas a falha não é tua. Falta-te provar o molho "lá de casa", lá está o segredo!
Orgulham-se de cada amigo que têm. Elogiam os amigos como se falassem de um irmão e referem os seus feitos com o mesmo brilho nos olhos.
Infelizmente, apercebo-me, devido às muitas vezes que cá venho que o Porto tem muito por onde melhorar. Que é uma cidade cheia de atrações turisticas, de eventos a pensar nos filhos da terra, mas pode ser muito melhor.
Faltam mais pessoas que conheçam o Porto a fundo. Também eu o gostaria de conhecer mais e melhor. Moro a 300 km daqui e apesar de fazer um imenso esforço familiar e financeiro uma vez que tudo é suportado por mim noto a cada dia cada vez mais inumeras capacidades que esta cidade magnifica poderia ter para melhorar.
E desmoralizo quando verifico que estagna.  Fico triste.
Não tenho como tirar o Porto de mim.
Obrigada Porto por serem como são.
A vossa cidade é sem duvida a mais mágica.
Não sei quando volto.
Estão no meu coração. Sempre.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

4 comentários

  1. Este Porto, também é teu! Sempre serás muito bem vinda! 😘😘😘

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te perfeitamente....sinto isso por Londres...tenho muito mais afinidade por londres que por qualquer cidade portuguesa...já o disse isto a medo e envergonhada, mas hj em dia quero lá saber...são daquelas coisas que se sentem e em londres é que me sinto memso em casa :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também não sou do Porto mas do pouco que conhecido da cidade fiquei fã e foi aí que tomei o gosto às famosas Francesinhas e um dos meus grandes sonhos é fazer o cruzeiro de uma semana pelo Douro :-)

    http://thelifestyleandfashion.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!