Como sobreviver ao fim de um relacionamento

Não é fácil por um fim a uma relação, nem aceitar que algo em que tinhamos sustentado toda a nossa fé, acabou.

Algumas relações acabam por desgaste.
 Outras  vezes, as pessoas aguardam que alguém “melhor “apareça, tendo assim uma “razão “ aceitável para o desgaste de um relacionamento .
Todos nós ja passamos por isso.
E quase todos nós, em alguma altura nos 
culpamos , achando que podiamos ter dado mais, ter cedido mais, ser mais como o outro queria que fossemos. Mas assim não seria Amor!

Quem ama aceita exatamente o outro como é!
Aceita as imperfeições, o facto de gostar de festas, de odiar lavar a louça ou de implicar com o tapete da sala torto.

Aceita que às vezes resmunga -se por carência, e não por feitio.  Quer-se atenção, mimo. 

Então choras,amuas, fica triste. Negas-te a tudo. 
“A ver se ele dá valor”.

E ele, vai sair com os amigos. Ou vai ver o jogo para a sala.  A falta de diálogo e interesses 
comuns ,são tantas vezes razões para que os sentimentos acabem.

Interiorizar um fim é complicado. Rever tudo o que foi dito e pensar que fomos enganadas, que não, não vai ser até ao fim dos nossos dias, até que a morte nos separe.
Que na volta, até já tem com quem passar as noites. Imaginar a pessoa amada com outra é um martírio .
Como reagir??
Em primeiro lugar, temos que remover a outra pessoa do papel central das nossas vidas.
Esse lugar não vai ficar vazio. Vais colocar- te lá e tratar- te como nunca ninguem tratou. Vais dar mais atenção à tua saúde, alimentação, vais por te mais bonita. Não para fazer ciúmes nem para provar nada a ninguém, mas para que te sintas bem.
Quem sabe fazer uma viagem?
A melhor solução é rir. 
Vê filmes cómicos, vai sair com as amigas se tiveres disposição, ou procura no YouTube coisas que te distraiam enquanto o coração, inconscientemente se habitue à ausência da outra pessoa. 
Vais chorar muitas vezes, quando passar uma música, quando olhares para casais de mãos  dadas. Vais sentir-te tentada a ligar-lhe mas não o vais fazer!

E sei que vais perguntar milhares de vezes a ti porque é que ele não ficou contigo.
A resposta é simples. Não  inventes desculpas . Não foi porque uma galdéria qualquer se meteu com ele e o enfeitiçou, não foi porque tens pouco dinheiro, nem porque não quiseste ir com ele para clubes de swing.

Ele não ficou contigo porque não te amava.
Porque se fosse Amor, teria superado tudo. 
Nunca aceites ficar com quem não seja capaz de dar duas voltas e meia ao Mundo, só para ver um sorriso teu.

Ninguém merece um Amor “mais ou menos”.
Isso não existe. Quem te amar, ama-te gorda ou magra, pobre ou rica, com um rancho de filhos ou estéril. Porque o Amor  não deve ser confundido com comodismo. Quantos casais estão juntos por comodismo? Ele trai-a, ela finge que não vê, culpa as “ordinárias “ , afinal ele é tão bom rapaz.  Ou o inverso. 


Devemos querer o melhor para nós, e o melhor não é alguem que esteja connosco por pena ou por interesse. Devemos estar com quem nos tenha como familia. Alguém com quem possamos fazer planos, mesmo que não passem de sonhos. Alguém que partilhe os mesmos sonhos que nós!

O pior que podemos fazer é tentar que a pessoa volte para nós. Não! Nunca! Porque nunca mais será o mesmo.

Marta Veloso Blogger


Reserva-te um tempo para pensar o que quiseres. Para recordar. Uns dias para ficar em casa a chorar e a dormir e a comer. Depois disso faz reset.
 A tristeza não vai logo embora. Mas, se te rodeares das pessoas certas, ajuda, algumas amigas são ótimas, dizem logo” eu nunca gostei daquele gajo”, e começas aos poucos a melhorar.

Mantém -te ativa. Vai para o ginásio, inscreve- te em voluntariado, assim, conheces novas pessoas, fazes novas amizades, ocupas o teu tempo e a tua mente com algo que te fará sentir bem.

Não penses em vingança. Não gastes as tuas energias com sentimentos que te fazem mal.
Pensa que morreu. 
Que é melhor assim. Que se a vida to tirou é porque algo bem melhor surgirá. 


Também não vale a  pena ires para bares apanhar grandes bebedeiras que te fazem ver príncipes encantados em todos os pares de calças. 

Reserva-te o direito de aprenderes a viver por e para ti. Lê um livro. Ou dois. Começa a ver as séries  da moda. Frequenta workshops de maquilhagem, comida saudavel, bricolage, do que quiseres!

Reinventa-te.

Um dia, vais entender que romper com aquela pessoa foi o melhor que te podia ter acontecido.
Fechaste uma porta, apenas para que outras bem maiores se pudessem abrir.

E nunca te esqueças, segue em frente. 
Lá à frente, algo de muito bom te espera. 

E daqui a uns tempos vais agradecer por tudo o que estás a passar.


Prometo.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Acredito e concordo, temos ke enfrentar a realidade... foi o ke eu fiz... doi doi muito mas nao cai uma folha da arvore ke nao seja da vontade de Deus... gostei do post...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!