Procedimentos Estéticos Invasivos

Acabei de ler que,no Brasil, uma modelo faleceu após um procedimento de preenchimento com ácido hialurónico na zona do “ bigode chinês “.
Existe neste momento em Portugal, uma Provedoria que protege os pacientes em caso de haver problemas no pós procedimento, ou em caso de se tratar de um pós operatório cirúrgico.
Se antigamente não havia legislação que protegesse o utente, hoje não é qualquer pessoa que pode exercer esta atividade. Não interessa se a prima ou a vizinha fez numa senhora jeitosa com agulhas. 
Estamos a falar de algo que requer conhecimentos profundos na área da anatomia facial.
 Existem músculos, nervos, vasos, artérias e não pode de forma alguma ser feito por indivíduos que não sejam médicos, especializados em dermatologia,cirurgia plástica  ou medicina estética.
Portanto, vamos pensar que as esteticistas, cabeleireiras, enfermeiros e até médicos de clínica geral ou de especialidades que não as citadas estão sujeitos a  penalizações.
É preciso que as pessoas tenham consciência que falamos em procedimentos invasivos.
Mais: Existem casos de paralisia faciais, devido à falta de informação.
Não somos todos obrigados a saber que quando lemos que na clínica de estética "x", o facto de a esteticista aplicar botox ou ácido hialurónico está errado.
Obviamente que as esteticistas têm conhecimentos de anatomia, mas serão suficientes? E se houver um choque anafilático? Qualquer um de nós pode desenvolver uma reação ao que quer que seja. Se a aplicação for subcutânea e necessária a presença de um médico sempre, só alguém especializado sabe reagir perante uma situação incomum.
O paciente deve ser franco com o médico, o uso de anabolizantes, anticoncepcionais orais, problemas de coagulação sanguinea , doenças crónicas, devem ser referidas ao profissional.
Das três vezes que fiz preenchimento, certifiquei- me que as pessoas que iriam fazer-me o procedimento tinham qualificações para tal. 
Aliás, quando não é feito em meio hospitalar, é comum assinarmos um termo de responsabilidade, após ler todas as contraindicações dos procedimentos. 
Pode haver edema, é bastante comum, a mim geralmente só incha nos lábios ( infelizmente depois desincha), de resto, o local onde foi injetado o produto acaba por ficar imperceptível ao fim de uns dias e nunca fiquei com nódoas negras.
A verdade é que estamos a falar de saúde. Procedimentos Invasivos.
E isso implica também material descartável e esterilização.

Mais uma vez, aconselho- vos o Dr Carlos Trabulo,  em Telheiras, na Lookclinic.
O número de telefone é o 912544471.






Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Sempre importante realçar este tópico. Muitas vezes o que é barato acaba por sair caro, muito caro.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!