Portugal no seu melhor...

Esta semana foi pautada por situações no mínimo tristes.
Começamos pela bebé Matilde, que comoveu toda a nação e fez com que os portugueses à semelhança de outros casos se juntassem numa angariação que lhe permitiria adquirir um medicamento muito caro que ainda não estava aprovado pelo infarmed.
Foram acumulados mais de dois milhões de euros, e embora os pais respirassem de alívio  ao contrário que a maioria pensa, não basta ter o dinheiro. 
Não se leva uma bebé com uma doença grave para outro país para administrar um um fármaco em fase experimental.
Felizmente, o estado acabou por intervir e a bebê já fez a toma  em Portugal, medicamento esse trazido pelo nosso SNS, e, a boa notícia é que, devido a este movimento enorme de solidariedade, outros bebés com a mesma doença beneficiarão e  podem mesmo  ser curados.
A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença rara que na ausência de tratamento acaba por matar. Músculos em atrofia impedem até a simples respiração.
A Atrofia Muscular Espinhal (AME) inclui um grupo de doenças neuromusculares que se caracterizam por degenerescência progressiva  dos neurónios motores, localizados no corno anterior da medula e tronco cerebral, com atrofia muscular progressiva, diminuição da força muscular e paralisia.
Existe em vários tipos e, até "aparecer" a Matilde havia  apenas um medicamento que ia amenizando a doença, sem qualquer hipótese de cura.
A Matilde já  iniciou o tratamento com o medicamento inovador que ainda não existia no nosso país e parece que a grande preocupação do público português é "o que vão os pais fazer ao dinheiro angariado?" .
Já li de tudo.
Que foi uma manobra para enriquecerem, que não tarda vão andar de Ferrari, que só teve o impacto na sociedade que teve porque tinha conhecimentos de pessoas importantes.
Stop!
A legislação prevê estes casos e diz que a restituição das doações é possível.
Eu juro que preferia abdicar deste dinheiro a ter que lidar com pessoas que diariamente enchem as redes sociais com mentiras, boatos maldosos e insinuações dignas de acéfalos.
E também garanto que se fosse comigo me faria valer de todos os conhecidos e desconhecidos para implorar por ajuda e divulgação.
A minha sugestão é que, em vez de andarem a espalhar o veneno,a maldade e semear a dúvida nesta altura em que os pais tanto precisam de paz, peçam então a devolução do dinheiro ao banco. Pronto. E sigam em frente...
O dinheiro foi doado para o bem estar e a saúde da menina. Primeiro, ninguém sabe o que a espera ainda a nível de tratamentos, necessidades e tudo mais.
Depois, honestamente ficaria muito feliz que se curasse totalmente e é-me indiferente que use o dinheiro para ir  à Disney, para  uma mansão desde que seja para a felicidade da menina.
O dinheiro foi doado. Esqueçam. Sejam  pessoas de palavra, de princípios. A partir do momento que dão o dinheiro deixa de ser vosso.
Quem doa e  exige saber para onde foi o dinheiro não deu por amor e solidariedade.
Deu para poder dizer ao mundo que ajudou.
 Uma questão de ego. Não tem a ver com clareza ou justiça . 
É um euro ou cinco que lhe vai mudar a vida? Peça a devolução e esqueça.
Só não fique a incomodar estes pais cuja única preocupação neste momento é a saúde da filha!
Nem os obriguem a andar a estudar casos de crianças que precisam de ajuda porque o foco destes país nos próximos tempos é A FILHA!


O Caso do Ângelo Rodrigues:
Por toda a Internet as opiniões dividem-se.
Ângelo Rodrigues está internado em estado grave devido a injeções de testosterona que levou para conseguir de forma fácil aumentar o tonus muscular. 
O público divide-se entre a inquisição do culto ao corpo que o culpa por querer aparentar uma figura "ideal", e os que querendo ser humoristas à força ridicularizam a situação.
Gostava mesmo que as pessoas pudessem colocar -se no lugar dos familiares do Ângelo...
O que se está a passar vai mudar toda a vida dele. Como é possível que numa fase em que um jovem ainda esteja com prognóstico reservado exista tanta gente a falar de forma tão insensível sobre a situação.
Nunca olharam para o vosso corpo, ou rosto e quiseram mudar?
O Ângelo quis. Mas correu mal. E face a algo que corre mal na vida de alguém, algo que só prejudica o próprio, temos mais é que lamentar, torcer para que melhore. Vai com certeza aprender algo com tudo isto.
Só não julguem... evitem achar-se melhores apenas porque não fizeram o mesmo...
Tenho a certeza que se tivessem possibilidades financeiras também fariam mudanças.
A verdade é que somos incrívelmente mais frágeis que temos a "mania" de achar que somos. 
Até pequenas intervenções podem correr muito mal.
Em vez de fel nas palavras e nos sentimentos, experimentem a compaixão e a empatia. Isso, eu acredito que pode mudar o mundo. 


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

0 comentários

Obrigada pelo teu comentário!