Retinol e Ácido Retinóico

Provavelmente acabo por me perder em termos técnicos e explicações exageradas quando falo na importância dos ácidos para a saúde e beleza da pele.

Hoje vou falar em Retinol e ácido Retinóico.

Os seus benefícios são comprovados , estes componentes são dos mais usados e indicados por dermatologistas. Indicados para manchas e rugas , estimulam o colagénio , melhoram as linhas finas, têm um efeito aclarador ótimo para as manchas , controlam o excesso de oleosidade, tratam a acne, pontos negros e ajudam a minimizar os poros.
O Ácido Retinóico e o Retinol têm basicamente os mesmos efeitos, a diferença é que o Retinol é mais suave com a pele  mas ambos os  resultados são notados a médio longo prazo, necessitam um minimo de 6 meses para serem visiveis. A diferença está em que o retinol como é um percursor do ácido retinoico e por isso mais fraco, vai dar resultados não tão visiveis como  o ácido Retinóico. 

 É fácil encontrar produtos prontos com baixa dosagem, que contém Retinol na sua composição, sendo indicado para peles mais reativas , e com menos sinais de idade.
O Ácido Retinóico atua em níveis mais profundos da pele, com isso seus efeitos , porém o resultado é mais evidente .
Por ter altos níveis de concentração do componente, é indicado por dermatologistas e geralmente e tido em conta aquando a sua prescrição o tipo de pele a que se destina .
Independentemente das opções da tua escolha ou indicação médica, deves ter cuidados acrescidos na sua aplicação.
É comum estes ingredientes causarem vermelhidão,  efeitos adversos como a descamação e secura são imediatos, daí a necessidade de cuidado extra com hidratação, o que não acontece com o retinol sobretudo se estiver em baixa dosagem
Tal como há quem refira não ter tido nenhum destes sintomas.
O uso de protetor solar deve ser diário e constante, seja em que estação do ano for, e deves optar pelo factor de proteção (Spf) mais alto.
Este componente deve ser usado apenas à noite , e de manhã deve haver uma rotina de pele de limpeza, tónico, hidratante e protetor solar (a maquilhagem só vem depois).

Tanto o Retinol como o ácido Retinóico são ambos derivados da vitamina A.
O Retinol vai desobstruir a pele, esfoliando os queratinócitos, que são as células mais comumente encontradas na epiderme. 
Muitas vezes sentimos a pele mais baça, grossa,  pelo excesso de queratinócitos acumulados pela mesma, que com o passar dos anos tem dificuldade em livrar-se deles.
Daí os peelings quimicos que se efetuam em gabinete ou laboratório feitos por médicos ou especialistas,   que muitas vezes provocam a descamação da pele do rosto a fim de chegar a uma camada da epiderme que não tenha ainda sinais de manchas para dar uma aparência mais jovem, já que elimina as pequenas rugas . Procura produtos ricos em Retinol na Notino.
Existem medicamentos que só são passados por dermatologistas porque atacam fortemente o fígado e que jamais devem ser tomados por mulheres em idade fértil sem contraceptivos devido a serem altamente prejudiciais em caso de gravidez e inseguros para o feto. Aliás, não devem ser tomados por ninguém sem prescrição.

Todo o tipo de medicamentos precisa de indicação médica, mas, existem produtos que não devem de todo sequer ser equacionados sem que o profissional de saúde os prescreva.



Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

2 comentários

Obrigada pelo teu comentário!