Setembro Amarelo

“Setembro Amarelo”  é uma campanha internacional de consciencialização sobre a prevenção do suicídio, que comporta diversas iniciativas formativas, culturais e desportivas, e que decorre durante o presente mês, com o propósito de chamar a atenção da população para esta problemática, combatendo o estigma e promovendo a saúde mental.
O suicídio é a segunda maior causa de morte no Mundo, e ainda há quem se fique no estigma que depressão é coisa de preguiçosos, de quem tem tempo livre a mais.
A depressão é algo químico, que precisa de tratamento e terapia adequados.
Uma doença como outra qualquer que infelizmente muitos médicos ainda não  levam em consideração(pelo menos não tanto como deveriam) .
Pior que isso, todos os dias leio comentários sobre o tema que me faz pensar que estamos em 1950 e em vez de depressão existiam os "achaques".
Tive a minha primeira depressão aos 21 anos. E tem sido uma luta desde essa altura. Porquê? Basicamente porque sou idiota e quando consigo controlar a situação deixo de tomar os medicamentos o que propícia novos episódios depressivos.
Não é algo de que goste de falar. Acho sempre que assumir problemas do foro mental ou da psique (as coisas têm nome e há que as assumir nem que seja para nós) faz com que nos olhem de lado e digam como ouvi tantas vezes que nos vitimizamos.
A última coisa que um deprimido precisa é que lhe digam que se faz de coitado, que se vitimiza, que está a ser fraco, que está assim porque quer. Este tipo de argumentação vem SEMPRE por parte de pessoas ignorantes, egoístas e com o QI proporcional ao de uma barata de esgoto.
Tu não estas deprimido porque queres,
tu não estas deprimido por seres menos que ninguém,
não estas deprimido por seres anormal, nem burro, nem preguiçoso nem nenhum dos adjetivos que esta sociedade doentia gosta de rotular.
Dói-me a quantidade de pessoas que amava e perdi para a depressão e o suicídio, doeram as críticas, a maldade profunda de pessoas completamente alheadas da realidade que os acusavam de tudo e mais alguma coisa quando na verdade é tão raro ver uma mão estendida para quem sofre de depressão.
Existem inúmeras doenças crónicas cujos sintomas despoletam depressão.
E o mal é acharmos que aguentamos sempre. Aguentamos a pressão, aguentamos as noites sem dormir, as dúvidas que nos corroem, a perda de memória, a baixa autoestima, os enjoos, vómitos, as crises de pânico, o pensamento CONSTANTE que não fazemos cá falta nenhuma e que somos perfeitamente dispensáveis e que nos retira o resto da vontade que possamos ter de viver.
O pior é que não é tão fácil como isso conseguir seguimento psiquiátrico no SNS.
Primeiro vais ao médico de família que te dá um tratamento à experiência, talvez resulte, e um mês ou dois depois retornas e se ele achar que não melhoraste faz o pedido para uma consulta de psiquiatria, que pode ser que tenhas a sorte que te marquem antes que te desmotives mais ainda e decidas deixar de existir.
Porque existir é difícil. Porque dói. Porque merecemos mais que dor, e sofrimento, insatisfação. Porque não conseguimos deixar de achar atrozes as injustiças da vida.
No entanto, relembro que os fatores que  levam à depressão  muitas vezes nem se explicam com psicoterapia. São reações químicas. É o nosso cérebro e a sua forma de reagir ao que se passa no nosso organismo e nos acontecimentos da nossa vida.
É asfixiante entender a depressão e não a conseguir dominar. Sabemos (na maior parte das vezes) porque estamos mal, mas não há nada que possamos fazer que promova um bem estar geral instantâneo. Penso que, nem a droga mais potente permite isso, pelo menos de forma efetiva e duradoura.
A OMS estima que em Portugal, em cada 100 pessoas que faleceram 14 suicidaram-se. Sou só eu a achar este número astronómico?
Porque a depressão tem tratamento, mas precisa de apoio. E não de abandono nem indiferença.
Porque ninguém é de ferro, mas temos que viver como se fossemos.
Como eu já li por aí, a próxima vez que te disserem que depressão é capricho, faz-te um favor, e manda a pessoa para a " famosa casa do caralho"! 


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

Obrigada pelo teu comentário!