Vitamina C na Pele

Muito se tem falado de vitamina C para a pele. Para muitos , esta é apenas uma jogada de marketing para justificar novos produtos e gerar maior vendas.
Por falta de informação usam-se demasiadamente produtos que não estão indicados para o nosso tipo de pele.
Na escola foi nos ensinado que a Vitamina A era a que “alimentava” a nossa pele. Felizmente vamos aprendendo que todas as vitaminas são uma mais valia para a saúde e beleza da nossa pele. 
Hoje falo-vos no potencial da vitamina C


A vitamina C ou ácido L- ascorbico é um grande aliado para neutralizar os radicais livres, que são no fundo moléculas instáveis que podem afetar células saudáveis em todo o organismo.
A Vitamina C é também antioxidante e combate o envelhecimento precoce, os danos causados pela poluição e pelo sol, estimula a produção de colagénio ajudando a fortalecer o sistema imunológico. 
No seu estado mais puro é mais eficaz.
Pode ser usada em todas as idades ,e por todos os tipos de  pele. 

É uma substância que infelizmente não é produzida pelo nosso organismo, por isso tem que ser ingerida ou usada de forma tópica.
Está presente em alimentos como laranja, morango, brócolos etc.
A vitamina C combina bem com vitamina E. Sendo que a C clareia as manchas e a E hidrata . Combina bem também com ácido hialurónico e claro, proteção solar.


           Pure Vitamine C10


Não se aconselha usar Vitamina C com retinóides,  AHA/BHA e niacinamida  ( a menos que tenha sido por recomendação médica), pois podem causar irritação na pele ou mesmo anularem-se ( vitamina C +Niacinamida).
A vitamina C pode ser usada de dia ou de noite, mas como potência a proteção do protetor solar será melhor aproveitada na rotina diurna.
Uma vez que o ácido L-ascorbico é a forma mais potente de vitamina C pode causar irritação na pele se usado em grande dosagem. Este formato é mais indicado para pele normal a oleosa.


                  Sesderma C-Vit

Magnesium Ascorbyl Phosphate, causa menos irritação na pele , sendo um derivado solúvel que se degrada mais lentamente é melhor fórmula para peles secas.

Ascorbyl Palmitate é a fórmula mais estável da vitamina C usada em fórmulas à base de óleo. Embora menos potente que as restantes a   sua maior função é combater os danos causados pelos radicais livres e proteger contra os sinais de envelhecimento. 
É indicado para todos os tipos de pele. 

Ascorbyl Glucosamine é um derivado usado como antioxidante ( anti envelhecimento) e para clarear a pele, nomeadamente as manchas. 

O Tetrahexyldecyl Ascorbate é o mais recente membro da família C. Estável é fácil de penetrar na pele indicado para todos os tratamentos.

Sodium Ascorbyl Phosphate é suave na pele e converte-se em ácido ascorbico após a sua absorção. Ilumina a pele e combate os danos nocivos dos radicais livres.

Para determinares o tipo de forma de Vitamina C presente nos teus produtos pesquisa por estes ingredientes nos rótulos dos mesmos.


Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

1 comentários

  1. Acho que nunca usei nenhum produto "vitamina C", mas gostava de experimentar para ver a reação da minha pele.
    Beijinhos!
    Concordo com o primeiro ponto, a luz é super importante!
    Beijinhos!
    In Beautyland

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!