O Melhor Natal

Um dos maiores desafios que tenho desde que escrevo neste blogue , é tornar qualquer crónica ou desabafo , mesmo aqueles doridos , numa mensagem com fim positivo. Afinal, todos nós passamos por algumas situações desagradaveis, e muitas tristes na vida. Não vale a pena passar a vida a insistir nelas, no entanto, são as tristezas que inspiram. É assim na poesia, é assim na prosa também.
Mas hoje, quero falar-vos do Natal.
Sempre adorei o Natal. A minha avó fazia questão de nos preparar o melhor Natal do Mundo. Com todos os doces da época feitos por ela e alguns que as vizinhas nos levavam. Enchia-se a casa da avó de primas, tios e tias , durante pouco tempo esse foi o espirito de Natal que recordo com saudade. O perú do dia seguinte, a mesa posta a preceito. Eram os unicos dias do ano em que se usava a sala de jantar. Os avós já não moram naquela casa. Mudaram para uma mais pequena, porem deles, e mais nova. Agora somos menos à mesa. passaram muitos anos e são os meus filhos as estrelas. Mais de metade dos intervenientes já nào existem, e fazem falta. Partiram cedo demais. É no Natal que recordamos ainda com mais dor a falta que cada um deles nos faz. As gargalhadas que davam. A forma como pronunciavam o nosso nome. No entanto, ter filhos deu-me a responsabilidade e a noção que lhes estou a criar memórias. Que estes Natais são aqueles que recordarão daqui a muitos anos com saudade. É tempo de lhes dar o melhor Natal de sempre.

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

5 comentários

  1. Não estou lá muito ansiosa pelo mês que ai vem.. Aihhhh.. é aniversario, Natal, Véspera de Ano Novo tudo junto! yeahhh o_O.. Uhh lembranças, mal entrava na casa dos meus avós que cheirinho a Natal, o pinheiro, fritos com mistura de especiarias, tudo aos berros, o pai a tentar por a tv antigaaaaa a dar com uma tampa de panela xD xD "Antenas modernas" dizia ele. O avô a distribuir bebidas e contar historias da sua juventude, a avó sempre atarefada, eu mais a minha madrinha a enrolar filhoses e sonhos em canela e açúcar...Crianças a correr pela casa (uns aninhos mais a frente) a brincar com o gigantesco presépio, os bombons desapareciam todos da mesa xD, aninhados até a meia noite a ver filmes da Disney enquanto os adultos jogavam sueca! É.. Festividades longe de casa.. Nada desejosa mesmo... "Falta te os filhos!!" dizem-me muitos.. É, vou cria los a ar e vento! Aproveita e cria lembranças, memorias com os teus. Memorias destas. boas, felizes que se lembrem assim como nós com alegria e saudade de querer de volta! Boas festividades, beijocas aos teus meninos!

    ResponderEliminar
  2. oh!!! partiste-me completamente,, é verdade que nesta época quem já não está cá sente-se mais ainda,,, esse menino tem um olhar delicioso,,carinha da mãe, por eles a gente vai buscar forças onde elas não existem,,,
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Entendo perfeitamente. Os que tenho mais em memória, são na casa da minha avó na aldeia, tios e primos, todos reunidos, crianças a ir tirar ( sem ninguem ver) os chocolates que enfeitavam a arvore, o sino da igreja a tocar para o natal e a missa do galo, a geada da manhã nos cantos da estrada, todos a comer rabanadas como uma familia, homens a jogar as cartas depois da jantarada, miudos a tentar ficar acordados para abrir as prendas a meia noite, Madrugada e ir a missa do galo com a aldeia toda. Avó morreu, primos emigraram, de repente, tudo ficou longe demais para estar junto. Tenho saudades desses natais e páscoas juntos, com mesa que saia fora da sala e entrava no terraço. :D

    ResponderEliminar
  4. Adoro o Natal, acho que as recordações dos nossos natais nunca vão embora e as pessoas que fazem tanta falta e já partiram continua assim gravadas no tempo. Agora tens os teus meninos e a magia do Natal continua mas de outra forma :)

    ResponderEliminar
  5. Fui criada pelos meus avos ate aos 12 anos e sao os Natais com eles que mais falta me fazem...ambos partiram mas sei que olham sempre por mim.
    Aos meus filhos tento deixar memorias cheias de Amor acima de tudo.
    Um bom Natal

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!