Hoje, pediram-me que escrevesse sobre a amizade.
A amizade é talvez uma das mais autênticas formas de amor.
Quando verdadeira, claro.
O problema é que na grande maioria ninguem procura amigos, procuram-se degraus ,ajudas para subir ,pessoas que digam amen a tudo o que façamos.
E isso está longe de poder ser chamado de amizade.
Posso ser uma melhor amiga que por vezes se desliga. Vivo no Mundo da lua.
Mas, tenho a sorte de ter amigas que me aceitam exatamente como sou.Mesmo que me dê aqueles ataques de mau feitio, que ande ausente.
Tenho o privilégio de ter amigas há mais de vinte anos. De ter tido uma amiga do coração a assistir ao parto do meu primeiro filho, de assistir ao nascimento da minha afilhada Beatriz e ser a primeira a pegar-lhe ao colo.
Tenho amigas que, infelizmente partiram cedo demais, ainda assim recordo-as nos momentos cruciais da minha vida.Ainda as choro.
Mas, é de vida que se fala. A amizade não exige perfeição,é um relacionamento como qualquer outro e ,existem arrufos, zangas, eu confesso que as vezes fervo em pouca água e sei que não sou facil.
Quem me conhece há muitos anos sabe que mantenho uma distância de segurança, sou muitas vezes bicho do mato e preciso de me isolar. Talvez para carregar baterias.
Adoro socializar,tento conviver bastante,mas o meu circulo de amigos é cada vez mais coeso e exclusivo. Não é de forma alguma elitista.
Mas para chegar ao meu âmago é preciso conquistar a minha confiança,e eu sou uma control freak. Analiso mais do que mostro e aprendi, infelizmente, que a maior parte das pessoas que nos rodeiam , não são nossas amigas, embora nós possamos ser amigas delas. E isso não é amizade.
A amizade tem que ser bilateral.
Há varios tipos de amizade e eu sou feliz com os amigos que tenho. Aqueles que me conhecem suficientemente para não duvidar de mim. Os unicos que conhecem a verdadeira Marta. Que me aceitam com todos os meus defeitos e virtudes.
Há muito tempo que desliguei o complicometro nestas coisas de amizade. Cada vez que me “traem” respiro fundo e penso” menos um, que alivio”. Porque os amigos não se traem, podem magoar, mas são leais. Então, é uma benção descobrir a fruta podre, para podermos ter uma vida rodeados de pessoas que só nos querem bem.
Tão simples. O Universo encarrega-se de nos mostrar os nossos amigos verdadeiros. E se amigos são riqueza, sou uma mulher milionária. Pela qualidade de amigos que mantenho, ano após ano.
0 comentários
Obrigada pelo teu comentário!