A nós e ao progresso!

Hoje comemora-se o dia do portador da Esclerose Multipla.
Um dia que não devia existir no calendário com esta nomeação. Porque não deveria existir esta doença, cujo nome quase que soa a sentença.
Aliás, como qualquer outra doença cronica, degenerativa e que poderá tornar-se incapacitante. 
Ir contra os estados avançados dessa doença, é o que torna pertinente a nomeação deste dia.
Existem milhares de portadores(não vamos dizer doentes) desta doença por aí, que nem nos ocorre que a têm.
Excusam de ter medo, comprar máscaras e luvas, porque não se transmite. Tal como não se transmite o cancro, nem o Lupus, nem muitas outras doenças.
A Esclerose Multipla, é uma doença (mais uma) do grupo das auto-imunes. Assim como a Diabetes, o Lupus,  o organismo  luta contra si próprio. Anticorpos anti-nucleares em excesso que não reconhecem o que é seu e o que é exterior ao organismo.

Mas, como em tudo na vida, e principalmente nas auto imunes, segundo tudo o que tenho pesquisado, desde a morte do meu pai, que faleceu de Lupus, o bem estar mental, é um dos maiores suportes que podem existir neste tipo de doença.
Acreditem que, pelo que tenho visto, actua quase na mesma proporção que um medicamento para estes individuos, que actua um momento de bem estar, uma saida com amigos, diversão, carinho, quebra de rotina, incentivo sincero.
Não nos podemos nem devemos esquecer que as pessoas doentes não se tornam burras. Qualquer tipo de discurso que soe a misericordioso, solidario, que transmita pena, vai aumentar a sua dor.
O "força, coragem", pouco diz.
São precisas acções que venham do coração.
Primeiro, deixemos o egoismo de lado, temos que aprender a pensar que, pode acontecer connosco, isso ou algo mais grave. Ou sermos atropelados e morrermos no espaço de 2 minutos.
O facto de nos considerarmos imortais e superiores a todos aqueles que antes de nós receberam uma qualquer sentença médica que lhes pode reduzir a qualidade de vida, por vezes dá-nos uma sensação de alivio que a meu ver é descabida, mas por outro lado pode ser vista como gratidão, ao que temos e levar-nos a rever prioridades. Embora, grande parte das pessoas actue com arrogancia e preconceito , descartando dos seus circulos estas pessoas que passam a ficar um nivel abaixo.
Felizmente, são cada vez mais os casos de sucesso, e vidas prolongadas, melhorias e progressos na medicina, que nos fazem ter confiança num futuro cada vez mais risonho .
Se tivermos em conta doenças como o Lupus que matou o meu pai ( poucas são as pessoas que morrem de Lupus hoje em dia) , as que faleceram de Sida (embora tenha contornos de transmissão totalmente diferentes) podemos verificar que em 20 anos houveram melhorias infinitas e um prolongamento na esperança de vida e qualidade destes doentes enorme.
Então, o que há a fazer neste momento, é tratar cada crise, prevenir, e , ser o mais feliz possivel. Porque muito em breve, eu acredito que novos medicamentos entrarão no mercado e afastarão os fantasmas das almas de quem amamos, para que possam viver sem medo, concentrados em todos os sonhos que ainda realizarão. 
Este post, é dedicado, a uma pessoa muito especial. A uma pessoa teimosa como eu, frontal e directa como eu, rabugenta como eu(nem vale a pena torcer o nariz)mas de quem eu já gosto muito e faz parte da minha vida.
De quem não tenho pena nenhuma.
Porque tenho plena consciencia da força e determinação que tem.
Porque acredito no que dizem os seus olhos.
E os seus olhos dizem que será vencedora. 
Portanto não lhe darei Parabens pelo dia do doente da EM.
Agradeço sim por me aturar, pela amizade e paciência, pelo carinho e por todas as vezes que me levanta quando caio.
Para ti meu amor, que brilhes sempre perto, mesmo que estejas longe.
Conta comigo sempre!


 post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

4 comentários

  1. Um dia para todos os que lutam esta doença! Infelizmente tenho um caso na familia e no inicio da doença teve sérios riscos e mesmo e numa situação crítica!
    Que todos tenham força e coragem para lutar contra esta maldita!
    beijinhos para ti que também a tens e lutas! <3

    ResponderEliminar
  2. <3 <3.. Deixei de me considerar imortal e "só acontece aos outros" à muito tempo.. A vida é frágil e preciosa!! Este tipo de dias não deveria existir nunca!!

    ResponderEliminar
  3. Oh Marta!!! :') Achas que são horas para me pores a chorar pah???
    Muito obrigada por estas palavras do fundo so meu coração! ♡♡♡
    Sabes que te adoro, sinto-me uma sortuda poe ter a tua amizade!
    Esta doença não é fácil, mas na vida nada é fácil também, não é verdade?! ;)
    O "tem se ser" é muito mais forte que eu... por isso vivo um dia de cada vez ;)
    Liliana Monteiro um beijinho para ti também ;)
    Marta, tu não existes! És um Anjo! :') Beijinho grande!!!!

    ResponderEliminar
  4. Um grande abraço a todos que sofrem, aos pacientes em si e aos amigos e familiares, não é fácil, mas é a força de todos que vos faz superar cada dia.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!