E as prendas de Natal , Marta?

Ano após ano, o espirito natalicio diminui. Talvez a lista de prioridades se altere, e me aperceba do consumismo desenfreado que se tornou o Natal. Entramos num Centro Comercial, apercebemo-nos que esta época festiva nos dá o mote perfeito para gastarmos um pouco mais nos nossos desejos materiais, e em compensar os outros pelas nossas ausencias, mostrar que estamos "presentes" nas suas vidas, que existimos, quando uma palavra, um telefonema, teria o mesmo efeito.
Não censuro nada quem o faça. Tenho dois filhos e tanto eles como o meu sobrinho Mateus de dois anos serão as estrelas do Natal.
Mas eu própria perdi o espirito .
Natal para mim era ter a familia enorme
e reunida perto da arvore, a avó a gritar que nos queria descalços, os sapatos eram tantos que as prendas se confundiam.
Pensava eu que era tudo pelos presentes, mas na realidade era a alegria da familia junta que fazia tudo mágico. 
As habituais peugas, as cuecas, o enxoval a que todas torciamos o nariz com motivos do tempo dos "Afonsinhos". O perfume que o avó comprava. Os benditos envelopes recheados que nos permitiam ir aos saldos . E o postal que os acompanhavam cheios de palavras doces e amigas.
Os sonhos, os troncos de Natal, a minha irmã que sempre chegava atrasada para jantar. 
No fim, vinhamos embora, e eu sentia-me tão triste porque já tinha acabado, sem dar valor ao que tinha acontecido.Somos tão tontas.
Sempre a lamentar que ainda não foi ou que já passou.
Ainda estou a tempo de fazer deste Natal inesquecivel para os meus.
Sugiro que façam o mesmo.
Ainda nem pensei bem no assunto. Para mim 2014 começou agora mesmo, e no entanto voou tão rápido!
Um desejo de Natal?
Correndo o risco de parecer cliche, Paz e Harmonia.
Cultivem os vossos sonhos , sentimentos bons. 
Aprendam a ver o próximo como um semelhante.
Como podem ver, a vida passa a correr!

post signature

Partilha isto:

Sobre a autora:

Chamo-me Marta, e sou apaixonada pela escrita e pelo mundo da beleza. Em 2013 , após um curso de maquilhagem profissional decidi juntar os meus dois amores, criando este blogue. Gosto de escrever despudoradamente sobre tudo. Maquilhagem, cuidados com a pele, estética, cirurgia plástica e saúde no geral, assim como partilho aqui algumas das minhas crónicas em que abordo tudo o que é possível e imaginário. Venham daí, conhecer o meu Mundo!

9 comentários

  1. Eu e o meu marido não tocamos presentes no Natal...e gostamos assim :) normalmente guardamos esse dinheiro que iriamos gastar em presentes e fazemos uma escapada a dois...e o natal é maravilhoso á mesma :) tal como tu também tenho perdido o espirito de ano para ano, mas a familia reunida na noite de natal da-me força e impeto para ter tudo "a rigor" para os receber...eles merecem esse ambiente de magia que tento criar :)

    ResponderEliminar
  2. Como me revejo nas tuas palavras...era tão bom voltar atrás e ter essa magia do Natal novamente... ♥

    ResponderEliminar
  3. Com o passar dos anos, sinto que a "magia" do Natal, e também de outras épocas festivas, me escapam por entre os dedos. Tudo se desvanece com o tempo...É muito cedo para me sentir assim, para estar assim na vida. Neste momento é o que sinto. Venham de lá comentários mais alegres e optimistas, sff. Preciso de alento :(

    ResponderEliminar
  4. Realidade: Tenho 32 anos e nunca tive um natal com casa cheia, sim é verdade, o meu natal é feito so com os meus pais e namorado aqui em casa, a serio meninas nunca tive um Natal com os meus familiares todos unidos felizes, so um ano tive ca a familia do meu afilhado, os pais dele e os dois filhos, foi a alegria ca de casa a minha priminha era pequenina ainda foi uma festa, mas prono foi so nesse ano.
    No dia de natal (25) é que costumo ir almoçar com a familia do meu namorado, que mora em Santo estevao benavente, aí sim se passa uma noite de natal de verdade. Mas pronto, ja é muito bom passar com os meus pais nao os ias deixar sozinhos neste dia, nunca deixei nao era agora.
    Gostava que fosse de outra maneira sim gostava mas com a minha familia toda "desunida" é mesmo impossivel....
    FELIZ NATAL PARA TODAS E EM ESPECIAL PARA TI MARTA VELOSO E FAMILIA <3

    ResponderEliminar
  5. Eu pensava que depois de ter perdido durante os 3 anos pessoas que o Natal não valeria a pena festejar, não teria o mesmo encanto, nas caras das pessoas via-se a tristeza e o brilho no olhar de anos anteriores ter a família toda reunida a mesa se perdera.. Mas ficamos cá nós e de certeza que os que partiram não gostariam de nos ver assim.. Tenho que festejar com os que cá ficaram!! Tenho que aproveitar as festas com os que ainda se encontram presentes senão um dia quando forem irei me arrepender muito.. Festejamos não porque acham que não sentimos falta mas sim plos que ainda cá estão. Aqui em casa é mais plo convívio do que plo consumismo.. Bom Natal princesa para ti e para os teus!!

    ResponderEliminar
  6. É verdade...o verdadeiro espírito do Natal diminuiu. Tudo se resume a compras, compras e mais compras.
    Lembro-me de quando era pequena ser tudo diferente. O Natal era a família reunida à mesa, a rir e a conversar, a lareira acesa, cantar canções de Natal até à meia noite....isso sim era Natal. Saudades desses tempos!

    Beijinhos e Bom Natal ;)
    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Realmente o Natal é de muito consumismo! Aqui em casa sempre foi vivido intensamente! Mesa farta e cheia de pessoas familia directa ou não! O importante além dos presentes é o convívio de uma noite especial! Preservo imenso isso. A família não se pode juntar toda pois somos mais de 100 bem que queriamos mas não dá! Uns moram para sul outros no norte do país e há quem trabalhe no dia a seguir e logo aí não dá! E depois tem os que moram no estrangeiro! e claro uns casam e formam a sua outra familia e compreende-se! Quanta a prendas eu adoro dar! Gosto também de receber seja a prenda cuecas, peúgas pijamas, o que conta mesmo é a intenção! è uma noite diferente e eu estou a passar isso para a minha filha! Aqui em casa há o Pai Natal e o Menino Jesus, não quero que ela cresça sem saber o verdadeira espírito de Natal! Até já lhe falei que para o ano vamos fazer uma revisão aos brinquedos dele para dar aos meninos que nesta altura nem um presente recebem! Olhou assim meio que o quê? os meus brinquedos? só tem 3 anos mas mesmo assim já lhe vou falando nesse tipo de coisas!
    O cheiro a natal sente-se intensamente especialmente na semana do festejo até aos reis dias de anos do meu pai :-)
    Desejo a todos os seguidores aqui do blog da Marta e também a ela e a toda sua família um Bom Natal com muita saúde e muita paz!
    Beijinhos Lili

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário!